Início » Demanda por produtos industriais encolhe 1,8% em março
Notícias Corporativas

Demanda por produtos industriais encolhe 1,8% em março

A retração da demanda representa um desafio para o setor industrial; proprietário da Sansei Válvulas fala sobre o impacto para o segmento de produtos para manutenção industrial

Enquanto as importações de bens industriais registraram alta de 2,6% em março de 2023, o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais, realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), identificou uma queda de 1,8% na comparação entre março e fevereiro na série com ajuste sazonal. O indicador, que é definido como a parcela da produção industrial do país reservada ao mercado interno, acrescida das importações, é uma proxy da demanda interna por bens da indústria nacional. Segundo a análise, o resultado é uma consequência da baixa de 2,7% da produção interna destinada ao mercado doméstico – bens nacionais -, na base de comparação.

A performance abaixo do esperado para o mês de março resultou em uma reversão ao crescimento alcançado no mês anterior, levando ao decréscimo de 3,1% no primeiro trimestre de 2023, na margem. Ainda de acordo com o Ipea, a retração da demanda por bens da indústria representa um desafio para o setor industrial.

No acumulado em doze meses, a procura por bens industriais caiu 0,3%, reforçando o quadro de recessão já indicado pela PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas – empresa que atua com produtos para manutenção industrial -, o estudo do Ipea demonstra o cenário de forma assertiva. “Normalmente, no mês de março acontece de encolher a demanda da produção por falta de consumo. No início do ano, parte da população reduz as suas compras devido ao grande número de contas a pagar nesse período”, destaca. Além disso, prossegue, a mudança de governo ocorrida em 2023 também reflete no mercado, principalmente na produção industrial, gerando um efeito cascata.

“Quando temos queda na produção industrial, os desgastes das válvulas são menores e, por conseguinte, também diminui a procura por válvulas usadas em sistemas industriais”, explica João. “Geralmente, esses sistemas demandam vários tipos de válvulas, como a válvula esfera, a válvula borboleta, a válvula Gaveta, a válvula de alívio e a válvula globo”, diz ele.

Em maio, a produção industrial voltou a crescer após o movimento de queda que teve início em setembro do último ano. Desde então, foram registradas sete quedas, conforme dados da Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

De acordo com o balanço, “o percentual de evolução da produção ficou em 51,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a queda da alta da produção na comparação com o mês anterior”. A pesquisa entrevistou 1.677 empresários, entre 1º e 13 de junho.

Para mais informações, basta acessar: https://sanseivalvulas.com.br/