Início » Vigiagua capacita municípios sobre uso de hipoclorito de sódio para o tratamento de água para consumo humano
Saúde

Vigiagua capacita municípios sobre uso de hipoclorito de sódio para o tratamento de água para consumo humano

FOTO: Ruan Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (04/04), uma capacitação virtual com os municípios do Amazonas sobre o uso e a distribuição do hipoclorito de sódio visando tratamento de água para consumo humano.

Entre os assuntos abordados está a otimização do processo de distribuição do insumo para uma gestão adequada das secretarias municipais de saúde. Na pauta também foi apresentado um panorama geral acerca de como se deve utilizar o hipoclorito corretamente e o armazenamento adequado, além da destinação do insumo para a população indígena.

Essa reunião on-line teve o intuito de estabelecer um fluxo da FVS-RCP para com os municípios visando, posteriormente, a realização do encontro na periodicidade trimestral. A ação tem caráter educativo para atualização dos procedimentos executados pelos profissionais de saúde nas secretarias municipais de saúde.

A reunião contou com 27 participantes, entre municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). “A atividade foi realizada também para que os municípios relatem as dificuldades que encontram no processo de distribuição de hipoclorito”, destaca Walter Oliva, biólogo da Gerência de Riscos Não biológicos (GRNB) no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP.

Programa Vigiagua

Visando melhorar a qualidade da água de consumo humano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua) a fim de proporcionar à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.