Início » Professores terão reajuste salarial, afirma governador do AM
Amazonas Destaque

Professores terão reajuste salarial, afirma governador do AM

Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), anunciou que haverá um reajuste salarial para os professores, porém o percentual ainda está em discussão, uma vez que os trabalhadores estão reivindicando um aumento de 25%. A declaração foi feita em entrevista a uma emissora de TV local nesta quarta-feira (17).

Lima enfatizou que o estado enfrenta uma queda na arrecadação e que estão sendo realizados estudos para reduzir os gastos com pessoal, visando uma redução de 3% a 4%. Ele afirmou que é necessário avaliar qual percentual será possível destinar para a área da educação, considerando as dificuldades enfrentadas em todo o país.

O governador também mencionou os investimentos realizados no Fundeb e reiterou seu compromisso com os professores. Segundo ele, durante seu mandato, foi pago o maior valor do Fundeb e ele busca chegar a um acordo com os educadores.

Em relação à greve, os profissionais da educação promoveram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mesmo após uma decisão judicial que proibiu essa ação no estado. Os professores reivindicam a compensação salarial dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, além do aumento do vale-alimentação, do auxílio-localidade e progressões por titularidade e tempo de serviço desde 2018.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), a Comissão de Educação da Assembleia apresentará uma contraproposta de reajuste salarial aos professores.