Início » Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para São Paulo três macacas de espécies ameaçadas de extinção
Notícias Corporativas

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para São Paulo três macacas de espécies ameaçadas de extinção

Três fêmeas primatas das espécies Macaco-Barrigudo (Lagothrix cana) e Macaco-Aranha-de-Cara-Vermelha (Ateles paniscus) receberam um novo lar na última quinta-feira (06). Elas foram transportadas gratuitamente de Manaus para São Paulo/Guarulhos pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. 

O transporte dos macacos provenientes de Manaus tem a finalidade de preservar as duas espécies ameaçadas de extinção. As três primatas, sendo duas da espécie Macaco-Barrigudo e uma Macaco-Aranha-de-Cara Vermelha, eram domesticadas ilegalmente e receberam a partir de maio deste ano cuidados da unidade em Manaus do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 

O envio das fêmeas para o Estado de São Paulo tem como objetivo integrar as famílias de primatas das mesmas espécies que já residem no Parque Ecológico Municipal de São Carlos

(SP). A instituição no interior paulista integra o Programa de Manejo Populacional Ex-Situ Brasileiro de Primatas Amazônicos Ameaçados, que visa manejar e estabilizar grupos viáveis de Macaco Barrigudo e de Macaco Aranha em cativeiro, mantendo um sequenciamento genético adequado.

O TRANSPORTE PARA SÃO PAULO

As fêmeas foram embarcadas em um voo da LATAM que partiu de Manaus às 10h45 (hora local) e pousou em São Paulo/Guarulhos às 15h40 (hora local). De lá, foram transportadas via terrestre para o novo lar, em São Carlos. Nos próximos dias, elas devem passar por novos exames antes de serem introduzidas às novas famílias. O transporte dos animais foi realizado de forma gratuita pelo programa Avião Solidário da LATAM. Desta forma, evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,6 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para aproximadamente cinco horas um percurso que levaria 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários aos animais. 

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com a realização deste transporte, chega a 49 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM, para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros. 

Além dos 49 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami. 

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.