Início » Ibama apreende cinco toneladas de pescado irregular no RS
Brasil Destaque

Ibama apreende cinco toneladas de pescado irregular no RS

orto Alegre (04/04/2023) – Operação de combate à pesca ilegal de camarão realizada de 20 a 24 de março pelo a Ibama, em conjunto com a Polícia Federal (PF), a Marinha, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul Sema/RS), resultou na apreensão de cinco toneladas de pescado nos municípios gaúchos de Pelotas, Rio Grande e Turuçu. Em meio à carga havia cerca de 300 kg de bagre (Genidens barbus), espécie ameaçada de extinção.

Além de impedir a pesca ilegal durante a safra do camarão no Estuário da Lagoa dos Patos, a operação teve como objetivo identificar barcos e pescadores não licenciados e verificar as condições de vida e de trabalho nos acampamentos de pesca instalados na região.

A equipe de fiscalização esteve em dois acampamentos de pesca na Ilha da Feitoria, onde realizou inspeções, registros e entrevistas a fim de identificar a origem e a situação dos trabalhadores envolvidos nas atividades.

Três embarcações de Santa Catarina, que não poderiam operar local, e outras duas sem registro junto à Marinha e sem Autorização de Pesca foram vistoriadas.

A ação também teve como alvo indústria de pesca que funcionava sem autorização ambiental e sanitária, e transporte de pescado com comprovante de origem inválido.

Os autos de infração aplicados durante a operação totalizam cerca de um milhão de reais. Quatro toneladas do pescado foram doados ao Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Serviço Social do Comércio (Sesc) que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As informações reunidas durante a operação serão utilizadas como base para o planejamento de novas ações conjuntas no estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama.