Início » Margareth Bahia é a primeira treinadora do AM a ser convocada para o Mundial de Atletismo
Esporte

Margareth Bahia é a primeira treinadora do AM a ser convocada para o Mundial de Atletismo

Com mais de 30 anos de experiência, Margareth Bahia Haiden se prepara para representar o Brasil em Budapeste

Pela primeira vez, uma treinadora amazonense é convocada para integrar a Seleção Brasileira de um Campeonato Mundial de Atletismo. Com mais de 30 anos de atuação, Margareth Bahia Haiden conquista esse feito histórico. A profissional treina atualmente o atleta recordista brasileiro Pedro Nunes, especializado no lançamento de dardo, que também foi convocado para o Mundial deste ano, que será realizado em Budapeste, na Hungria.

“Ficamos felizes com mais uma convocação da treinadora Margareth Bahia; esse reconhecimento é reflexo do trabalho que ela vem realizando ao longo dos anos, com dedicação, ao atletismo amazonense. O governador Wilson Lima tem potencializado a criação de políticas públicas como o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, que potencializa o trabalho desses atletas e treinadores”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Margareth Bahia iniciou sua trajetória no atletismo em 1991, quando começou a ensinar para crianças e jovens sobre o seu conhecimento na modalidade. Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atualmente, a treinadora atua também como professora de atletismo na Vila Olímpica de Manaus, sendo referência na região e fundamental na revelação de novos talentos.

“Ser a primeira treinadora amazonense a participar de um Campeonato Mundial de Atletismo Adulto é motivo de muita alegria. Poder representar o Amazonas, outras treinadoras e também os atletas que se dedicam diariamente ao atletismo em nosso estado é uma satisfação enorme”, comentou Margareth Bahia.

Recentemente, Margareth Bahia participou do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo, onde o atleta Pedro Nunes alcançou a impressionante marca de 80,26 metros no lançamento de dardo, assegurando a medalha de ouro e garantindo sua vaga no aguardado Campeonato Mundial de Atletismo 2023, em Budapeste.

“Nosso foco com certeza é que o Pedro possa sim conquistar a vaga para as Olimpíadas de Paris. Estamos trabalhando muito para que ele possa crescer cada vez mais, melhorar suas marcas e que nós possamos estar em Paris representando o Brasil e o Amazonas”, ressaltou a treinadora Margareth Bahia.

Sobre o Mundial de Atletismo 2023 O Campeonato Mundial de Atletismo, realizado a cada dois anos, é considerado um dos eventos mais importantes do calendário esportivo que reúne os melhores atletas do cenário internacional, em diferentes modalidades. A edição deste ano será realizada em Budapeste, na Hungria, no período de 19 a 27 de agosto.