Início » Ministra das Mulheres marca data para visitar Manaus: 14 de abril
Destaque Política

Ministra das Mulheres marca data para visitar Manaus: 14 de abril

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, deve ir a Manaus no dia 14 de abril para tratar com o governo do Amazonas sobre a construção da Casa da Mulher Brasileira. O convite foi feito pela defensora pública Carol Braz (PDT), pela secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura e pela professora Cristiane Balieiro, ex-candidata a vice-governadora do Amazonas. As três participaram do lançamento da 4ª edição da campanha nacional de combate à violência política de gênero, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Projeto engavetado

De acordo com Carol Braz, desde setembro de 2020 já há um recurso federal no valor de R$ 10 milhões na conta do governo do Estado para as obras da instituição, mas nem o processo licitatório foi iniciado. A pressão do trio para que o projeto saia do papel, além de beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica no Amazonas, é para que o recurso não seja devolvido ao tesouro da União.
Carol explicou que o prazo para o início da licitação e, posteriormente, da construção foi prorrogado até junho deste ano. “O nosso medo é que as mulheres do Amazonas percam essa casa que é tão importante para todas”, disse a defensora.

O projeto

A Casa da Mulher Brasileira é um complexo que reúne, num único espaço, Delegacia da Mulher, representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Serviço Social e até laboratórios do Instituto Médico Legal (IML) para serem realizadas as perícias nas vítimas de violência física.
Anne Moura, que é secretária nacional de mulheres do PT e foi candidata a vice-governadora em 2022 na chapa encabeçada por Eduardo Braga (MDB), também cobrou agilidade do governo do Amazonas para que a Casa da Mulher Brasileira seja construída e assinalou que a violência contra a mulher no Estado não acabou. “Só cresce e ter essa casa de apoio é fundamental”, disse.
A professora Cristiane Balieiro, que já disputou eleição majoritária como vice em Manaus, reforçou a importância da construção da Casa da Mulher Brasileira e ressaltou a união entre ela, Anne e Carol nessa bandeira. “Nós estamos fazendo um caminho diferente: unidas, com objetivo e propósitos e na luta para que essa construção saia”.

Com informações do Portal ÚNICO.