Início » De ataque de ransomware ao golpe de pig butchering, relatório da Visa mostra os principais golpes que estão impactando os consumidores e negócios globalmente
Notícias Corporativas

De ataque de ransomware ao golpe de pig butchering, relatório da Visa mostra os principais golpes que estão impactando os consumidores e negócios globalmente

A Visa destaca os golpistas mais experientes em seu Relatório de Ameaças, edição de Primavera 2024

Hoje, a Visa lançou a edição de Primavera 2024 do seu Relatório de Ameaças Bianual, que descreve as principais ameaças a pagamentos que estão impactando os consumidores e negócios do mundo todo. O relatório indica golpes cada vez mais organizados e sofisticados que miram no ponto mais vulnerável do ecossistema de pagamentos: os seres humanos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240320859602/pt/

“Com o uso da IA generativa e outras tecnologias emergentes, os golpes estão cada vez mais convincentes do que nunca, levando a perdas sem precedentes para os consumidores”, afirmou Paul Fabara, diretor de risco e serviços ao cliente da Visa. “A Visa ocupa uma posição única para lidar com essas ameaças, com investimentos em tecnologia e inovação chegando a mais de $10 bilhões nos últimos cinco anos. Esses investimentos, além de educação constante e os melhores talentos, nos permitem estaràfrente dos golpes e proteger os consumidores”.

Pessoas físicas como alvo primário

Os consumidores são cada vez mais o alvo dos golpistas, que contam com as emoções intensas para criar oportunidades de fraude. Embora o número de relatos de golpes contra pessoas físicas tenha diminuído de junho a dezembro, a perda monetária total aumentou, indicando que os golpistas estão atingindo as vítimas com golpes mais eficazes e mais custosos. De acordo com outra pesquisa recente da Visa, mais de um terço dos adultos que participaram da pesquisa decidiram não relatar os golpes nos quais caíram1, sugerindo que as perdas são maiores do que as relatadas.

Os principais golpes contra os consumidores destacados no Relatório de Ameaças, edição de Primavera, incluem:

  • Golpes de“pig butchering”: capitalizando datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Ano Novo, nas mídias sociais e sites de namoro, os golpistas atraem as vítimas em relacionamentos online e as convencem a investir em plataformas falsas de negociação de criptomoedas. Aproveitando-se da IA para criar campanhas mais convincentes, os golpes de pig butchering levam a bilhões de dólares de perdas aos consumidores2. Segundo o estudo da Visa, dez por cento dos adultos que participaram da pesquisa foram alvo de um golpe de pig butchering1.
  • Golpes de herança: as vítimas são notificadas sobre uma herança deixada por um parente falecido há muito tempo, geralmente vinda de uma firma de advocacia ou outra entidade profissional que parece legítima. Entre os sinais de alerta estão pedido de sigilo, urgência, solicitações de informações pessoais e a necessidade de realizar um pagamento inicial para assegurar ganhos futuros. Dos adultos americanos que participaram da pesquisa da Visa, quinze por cento foram alvos de golpes de herança1.
  • Golpes da ajuda humanitária: capitalizando eventos atuais trágicos, esses golpes fazem pedidos de doações em mídias sociais, fraudando doadores desavisados.
  • Fraude de triangulação: ameaçadores criam vitrines online ilegítimas que oferecem produtos em demanda a um baixo custo para coletar informações de pagamento. Comerciantes legítimos realizam o pedido online, mas as informações de pagamento já estão comprometidas. Os golpes de triangulação custam aos comerciantes até $1 bilhão em um único mês3.

“A Visa tem uma equipe exclusiva que trabalha dia e noite globalmente para monitorar e interromper as táticas que os golpistas usam para cometer fraude”, afirmou Fabara. “Nosso tempo médio para identificar e desarmar um ataque é minutos ao invés de horas ou dias, e estamos fazendo tudo o que podemos para ajudar a manter os consumidores seguros. Esperamos que a conscientização sobre esses golpes emergentes ajudará os consumidores a combater as fraudes, sendo outra linha de defesa na batalha contra os fraudadores”.

Operações de fraude cada vez mais organizadas

Além dos titulares de cartões, os fraudadores estão continuamente sondando as organizações e as redes em busca de fraquezas complexas, alavancando as novas tecnologias para explorar as vulnerabilidades com impactos vastos.

Entre as tendências de fraudes organizacionais que impactam o ecossistema estão:

  • As cadeias de suprimentos e os serviços terceirizados são cada vez mais alvo de campanhas criadas para maximizar o impacto de uma única unidade.

  • A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais adotada pelos fraudadores, permitindo que eles identifiquem vulnerabilidades dentro dos controles de fraude implementados pelos bancos.

  • Os ataques de fraude de autorização de retorno de compra aumentaram 83% nos últimos cinco meses, sendo que cada ataque bem sucedido leva a aproximadamente $115.000 em perdas potenciais aos bancos.

  • Os casos de ransomware aumentaram 300% de junho a dezembro de 2023, quando comparado ao mesmo período em 2022. A Visa prevê que os fraudadores de ransomware continuarão visando atingir infraestruturas críticas, incluindo as organizações financeiras.

Através da integração estreita entre pessoas e tecnologias, a Visa desenvolveu processos para mitigar e prevenir ataques ao ecossistema de pagamentos. A Visa engaja com todos os participantes do ecossistema de pagamentos para garantir que quaisquer dados que estejam em risco sejam identificados e as partes interessadas impactadas sejam notificadas.

Para ler mais sobre o relatório, acesse visa.com/security. Para saber mais sobre as ferramentas que a Visa usa para ajudar as organizações de todos os tamanhos a combater as fraudes, acesse a página de Segurança Inteligente.

Sobre a Visa

A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo através da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, possibilitando que pessoas físicas, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todas as pessoas em todos os lugares elevam a todos em todos os lugares e veem o acesso como algo fundamental para o futuro da movimentação monetária. Saiba mais em Visa.com.

________________

1

Relatório de golpes contra o consumidor, Visa e Morning Consult, março de 2024

2

Rede americana de controle de crimes financeiros dos EUA, setembro de 2023

3

FS-ISAC, ameaças a compras em datas comemorativas, 2023

 O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos para a mídia

Meg Omecene

momecene@visa.com

Fonte: BUSINESS WIRE