Início » Fapeam realiza oficina preparatória para o 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas 
Educação

Fapeam realiza oficina preparatória para o 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas 

A primeira edição foi lançada no final de janeiro pelo governador Wilson Lima

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu, na manhã desta terça-feira (28/3), pesquisadores com projetos de pesquisa fomentados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação, para alinhar as informações que vão integrar o 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas e apresentar dados dos investimentos em Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) do último quadriênio. 

Durante oficina preparatória, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que nos seus 20 anos de existência, a Fapeam está consolidada como instituição de fomento à CT&I, especialmente com os investimentos feitos nos últimos quatro anos pelo Governo Wilson Lima, que reposicionaram a ciência no Amazonas e possibilitaram  ao estado ser a unidade federativa que mais aplica recursos do tesouro estadual na formação de pessoal altamente qualificado, e o segundo estado brasileiro que mais investe recursos para auxiliar a pesquisa. 

“A Fapeam está consolidada, tem capacidade orçamentária e, nos últimos três anos, tem executado plenamente seu orçamento. Hoje, temos mais de 100 parcerias regionais, nacionais e internacionais que também contribuem para o fortalecimento institucional. Tudo isso se reflete nas oportunidades oferecidas pela Fundação que, de 2019 a 2022, investiu mais de R$ 400 milhões em CT&I e lançou 89 programas de pesquisa, dos quais 26 inéditos”, celebrou Márcia Perales. 

Mostrar à sociedade e possíveis investidores os resultados da pesquisa no Amazonas é um desafio que a Fapeam vem encarando com o objetivo de socializar e popularizar os impactos alcançados pelos projetos fomentados pela Fundação, para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e científico do estado. 

Durante o encontro desta terça-feira, os pesquisadores mostraram-se satisfeitos com a oportunidade de seus projetos, já finalizados, fazerem parte do 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, e destacaram conquistas alcançadas com seus trabalhos. 

“Eu tive a maior satisfação em fazer essa pesquisa, na qual desenvolvemos um aplicativo eletrônico para os idosos usarem e fazerem a própria gestão de saúde. Essa pesquisa acabou trazendo um retorno para mim, que foi o pós-doc, em parceria com a Universidade de Coimbra, que é referência em tecnologia em saúde e inclusão para essa população. Estou muito feliz com os resultados e agradeço essa oportunidade”, comentou Maira Mendes, pesquisadora da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), que teve projeto apoiado pelo Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam), da Fapeam. 

A expectativa é que em julho deste ano seja lançado o 2º Portfólio e, assim como o primeiro documento, venha a apresentar 50 projetos de pesquisa finalizados e apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam. 

Novos encontros com pesquisadores estão previstos para abril e maio para alinhar as informações e indicadores que entrarão na segunda edição do documento. 

O 1º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas foi lançado pelo governador Wilson Lima, no dia 31 de janeiro, acesse-o no site da Fapeam, em www.fapeam.am.gov.br ou clique em https://drive.google.com/file/d/1S5mkfSVzsyL3hKguIhQ51rSbTFlYKRgw/view 

Participaram também do encontro, pela Fapeam, as diretoras técnico-científica, Marcia Irene Andrade Mavignier, e administrativo-financeira Maria Raizidora de Oliveira Zurra, além das responsáveis técnicas Simone Eneida Baçal de Oliveira e Maria Fulgência Costa Lima Bandeira.