Início » Dilma é aprovada como a nova presidente do banco do Brics
Destaque Política

Dilma é aprovada como a nova presidente do banco do Brics

Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

A ex-presidente Dilma Rousseff foi confirmada nesta sexta-feira como titular do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Dilma foi a única candidata, com indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mandato está previsto para durar até julho de 2025.

Dilma Rousseff substitui o então presidente Marcos Troyjo – que atuava desde julho de 2020 e com indicação direta na gestão de Bolsonaro. Em nota, o Conselho do banco ressalta as realizações de Troyjo:

“Durante o mandato do presidente Troyjo, o NDB alcançou realizações importantes. Ele conduziu a expansão inicial de membros do Banco, fortaleceu o Departamento ESG (ambiental, social e de governança) e estabeleceu o Escritório de Avaliação Independente. Ele também liderou a mudança das operações do NDB para sua sede permanente em Xangai”, cita o Conselho da instituição.

O chamado Novo Banco do Desenvolvimento (NDB) tem foco em financiamentos de projetos em duas grandes áreas: infraestrutura e sustentabilidade.

Segundo um alto integrante do banco, ouvido pelo GLOBO, a expectativa é que a instituição continue em trajetória de crescimento e expansão do aporte de investimentos no Brasil.

— Estamos há um ano depois do início da guerra na Ucrânia, depois anos depois da Covid-19 e seus efeitos sobre a econômica global, um ano e meio depois do início dessa dramática expansão da taxas inflacionárias pelo mundo todo. E, como o tem 19% da ações da Rússia, que perdeu sua classificação de risco [com a guerra]. O fato de estarmos classificados como AA+ [ considerada ‘de alta qualidade’ pelas agências de risco] é uma vitória extraordinária, dado o contexto — disse.

Segundo levantamento interno, em 2016, o Brasil teve investimentos aprovados com pico de aproximadamente US$ 3,4 bilhões no ano de 2020 e acúmulo – até 2022 – de US$ 6,9 bilhões

De O Globo.