Início » Ministro confirma chegada de base fluvial no Vale do Javari nos próximos dias
Amazonas Destaque

Ministro confirma chegada de base fluvial no Vale do Javari nos próximos dias

Reprodução Redes Sociais

O ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou, para os próximos dias, a chegada da base fluvial da Polícia Federal na região do Vale do Javari, no Amazonas, que ele havia anunciado na semana passada. A região é onde há a maior concentração de indígenas isolados do país. Com capacidade para 200 pessoas, a embarcação estava abandonada, mas foi recuperada e será usada no patrulhamento dos rios da região.

O Vale do Javari é a região onde o jornalista britânico Dominic Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados em junho do ano passado, por pescadores e caçadores que invadiram território indígena e estavam sendo denunciados. O julgamento dos autores das mortes começou nesta segunda-feira (20), em Tabatinga (a 1.106 km de Manaus) e vai até sexta-feira (24).

Flávio Dino disse também que governo federal planeja operações de desintrusão em mais seis terras indígenas ao longo deste ano, após o fim da retirada de garimpeiros da área yanomami, em Roraima. Desintrusão é o nome dado à retirada de ocupantes não originários em áreas legalmente demarcadas como terra indígena.

As áreas indígenas já foram definidas – nenhuma é no Amazonas:
Terra Indígena Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia; Kayapó, Mundurucu e Trincheira Bacajá, no Pará; e Arariboia no Maranhão.
Dino afirmou que a operação na Terra Indígena Yanomami deve durar até abril e admitiu que ainda há presença residual de garimpeiros.

Com informações do Portal ÚNICO.