Início » Secretaria de Educação divulga Calendário Especial de Reposição das aulas perdidas durante período de greve dos professores 
Educação

Secretaria de Educação divulga Calendário Especial de Reposição das aulas perdidas durante período de greve dos professores 

Os calendários do Ensino Regular e EJA foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas, pela Resolução nº 079/2023 

A reposição das aulas perdidas durante a greve dos professores da rede estadual de ensino começa na próxima sexta-feira, 14 de julho, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no sábado, 15 de julho, para os estudantes do ensino regular. O Calendário Especial foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), por meio da Resolução 079/2023, e divulgado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar para as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), nesta terça-feira (11/07).

Com 13 datas marcadas, alunos do ensino regular encerram o calendário de reposição de aulas em outubro. Já para a EJA as atividades seguem até o dia 28 do mesmo mês. O calendário especial pode ser visualizado por meio do link https://bit.ly/3JUXlVc.

As datas referem-se aos dias de paralisação dos profissionais da educação, que ocorreram entre maio e junho deste ano. Para o Ensino Regular, serão utilizados 11 sábados de reposição: 15 e 22 de julho; 05, 12, 19 e 26 de agosto; 02,16 e 23 de setembro; 07 e 21 de outubro. Para o EJA, serão dias corridos de 14 a 28 de julho.

O Calendário Especial de Reposição será encaminhado via Memorando Circular para todas as escolas da rede estadual de ensino. 

A secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, Arlete Mendonça, comentou sobre o calendário especial e explicou como se dará a reposição de aulas.

“Os alunos têm garantidos, por lei, 200 dias letivos durante o ano escolar. Por isso, o calendário de reposição é uma obrigação da Secretaria e dos nossos profissionais, seja qual for o motivo da paralisação. É direito do estudante e dever nosso. Na montagem das datas, tivemos o cuidado com os feriados, pontos facultativos e recesso escolar”, ressaltou.

Para elucidar as questões sobre o Calendário Especial de Reposição, a Secretaria de Educação promove, entre esta terça (11/07) e quarta-feira (12/07), uma reunião com os representantes de todas as coordenadorias distritais e regionais de educação. O encontro acontece no Centro de Formação Continuada Padre José de Anchieta (Cepan), na sede da Secretaria, zona sul de Manaus, para os coordenadores da capital e de forma remota com os do interior. 

Novo calendário 

Com o calendário de reposição em vigor, as escolas da rede estadual que receberão os alunos para as aulas de reposição vão precisar atualizar o Diário Digital (DD) com as novas datas de aula. As unidades de ensino que ainda não utilizam o DD podem realizar esse processo por meio do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam). 

A Secretaria de Educação criou o Grupo de Trabalho (GT) “Suporte ao Calendário Especial de Reposição 2023”, com membros do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), visando o esclarecimento das dúvidas provenientes dos agentes escolares, em relação ao processo de atualização do DD. O grupo funcionará até o próximo dia 20 de julho e também conta com representantes de todas as coordenadorias distritais de educação.

“Nosso trabalho é inserir o calendário de reposição dentro do Sigeam, para que os professores possam fazer o planejamento dos conteúdos e avaliações. São servidores de todas as áreas da Secretaria nessa força-tarefa”, destacou o coordenador do GT, Kleitson Tenório. 

EJA 
Após o término do período de reposição, que acontecerá no dia 28 de julho, está previsto o encerramento do 1º semestre letivo da EJA no dia 3 de agosto. Com isso, os assuntos referentes ao 2º semestre letivo da EJA serão tratados na Jornada Pedagógica 2023/2, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de agosto. 

De modo geral, as escolas que não aderiram à paralisação devem cumprir o Calendário Escolar Oficial de 2023. No caso da EJA, as unidades de ensino que não aderiram à paralisação devem aguardar o cumprimento do Calendário Especial de Reposição para dar início ao 2º semestre, juntamente com as demais turmas, obedecendo ao período de Rematrícula e Matrícula.