Início » Autor da Lei do 5G, Peixoto comemora chegada da tecnologia para cidades do Amazonas
Política

Autor da Lei do 5G, Peixoto comemora chegada da tecnologia para cidades do Amazonas

Anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no fim de fevereiro, a confirmação da chegada do sinal 5G em 12 municípios do Amazonas é celebrada pelo vereador Peixoto (Pros). O parlamentar, que é o autor do texto-base da Lei que regularizou a tecnologia na capital e que autorizou a instalação das estruturas necessárias para a nova internet móvel, reconhece que a notícia é um avanço para essas cidades.

Desde o anúncio do leilão que permitiria a exploração do sinal do 5G para o país, o vereador se prontificou a estudar o assunto para preparar Manaus para a operacionalização desta tecnologia. “Lembro de imediato, eu e a minha equipe nos debruçamos sobre o texto-base, para que a nossa capital estivesse pronta”, afirmou o parlamentar.

Em Manaus, a Lei do 5G foi sancionada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em junho de 2022 e a tecnologia chegou à capital amazonense no começo de outubro do mesmo ano.

Segundo a Anatel, 347 cidades do Brasil receberam a autorização para a ativação do sinal, em fevereiro. No amazonas, os municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves estão liberados para receber a instalação da faixa de 3,5 GHz, que possibilita o sinal 5G.

“O 5G chegou para trazer melhorias para toda a nossa população, porque vivemos em um mundo tecnológico, digital. A internet de quinta geração vai beneficiar tanto as pessoas, quanto as empresas, em especial o nosso polo industrial. O nosso interior também merece estar conectado. A grande expectativa é que com a chegada do sinal, melhore também o sistema telefônico e de internet desses municípios”, finalizou.