Início » Kamélia desembarca este sábado e marca início do carnaval em Manaus
Entretenimento

Kamélia desembarca este sábado e marca início do carnaval em Manaus

Símbolo carnavalesco da capital do Amazonas, a boneca Kamélia desembarca no aeroporto internacional Eduardo Gomes, às 20h34, do dia 06 de janeiro de 2024, quando será recebida ao som da banda da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

De lá, a boneca segue em carreata rumo à sede do Olímpico Clube, no bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus. A previsão de chegada é às 21h15, quando será realizada uma grande festa, dando início oficialmente ao período carnavalesco da capital amazonense.

Para animar o tradicional baile, além da banda de Metais Demônios da Tasmânia, já está confirmada a participação do amazonense Uendel Pinheiro e da bateria ‘Furiosa’ da escola de samba Reino Unido da Liberdade, a verde e branco do Morro da Liberdade.

“Este ano não haverá venda de ingressos. A entrada será com convite oficial ou a carteira de associado”, antecipa Almerinho Botelho, presidente da Império da Kamélia.

Promoção

Para quem quiser adquirir um par de convites de forma gratuita é muito simples: se você tem uma foto antiga com a boneca Kamélia no aeroporto ou participando do baile com amigos, com seu par ou sozinho, publique e marque as redes sociais do evento.

E quem não tem uma foto antiga, mas quer participar, pode fazer uma foto de um dos outdoors com o anúncio do baile que estão espalhados na cidade e também postar marcando o Facebook do Butiquim da Kamélia e o Instagram @olimpico.presidente.

A direção do Olímpico vai entrar em contato com os ganhadores para acertar os detalhes da entrega dos convites.

Tradição regulamentada por lei

A chegada da Kamélia para abertura do Carnaval passou a ser oficial em 2013, por conta da Lei 1.722/2013 de autoria do vereador Arlindo Júnior. No ano de 2015, a personagem Kamélia foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas por meio de lei de autoria do então deputado estadual Bosco Saraiva.

“A Kamélia surgiu há 86 anos e o primeiro baile acontece há 78 anos. Na década de 50, o prefeito Walter Rayol passou a entregar a chave da cidade para a Kamélia, mas nunca chegou a entregar pessoalmente. Foi o Gilberto Mestrinho, na época então prefeito, que começou a entregar pessoalmente a chave da cidade, simbolizando a abertura do Carnaval. Essa tradição é mantida desde 1958”, relembra Almerinho Botelho.