Início » Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria para abril
Destaque Política

Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria para abril

Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski revelou a interlocutores que decidiu mesmo antecipar sua aposentadoria. A conversa sobre o tema aconteceu nesta semana.

O magistrado completa 75 anos em maio, quando precisa deixar a corte, mas disse a pessoas próximas seu plano é se aposentar do Supremo na última semana de abril.

O ministro ainda aguarda uma oportunidade para conversar diretamente com Lula sobre sua vaga na corte. O tema não foi tratado entre ambos, segundo integrantes do governo. Desde que se tornou elegível, o presidente disse que a opinião de Lewandowski teria peso na sua escolha, pela conduta do magistrado, a qual Lula descreve como “irreparável” em seus 17 anos no Supremo.

O ministro defende o nome do jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto para sucedê-lo. Ele foi secretário-geral do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas gestões de Ricardo Lewandowski e tem mais de uma década de experiência no Supremo. Doutor e pós-doutor pela USP, foi professor na mesma universidade de 2020 a 2022.

De O Globo.