Início » Mulheres agricultoras recebem apoio do Governo do Amazonas
Amazonas

Mulheres agricultoras recebem apoio do Governo do Amazonas

O objetivo é reforçar a importância das mulheres no setor produtivo amazonense

Na comunidade Frederico Veiga, zona rural de Manaus, a agricultora familiar, Ezaura Batista, 60 anos, trabalha no segmento da piscicultura, avicultura e citricultura há mais de 20 anos. Mas foi somente, a partir de 2019, que ela começou a ser beneficiada, pelo Governo do Estado, por meio do Programa Agro Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O desenvolvimento de sua produção foi acompanhado, na terça-feira (07/03), por técnicos da Sepror e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), que também presta assistência e extensão rural na localidade.

Ezaura vem recebendo alevinos, kits sementes, mudas de laranja e limão, pintainhos e ração, subsídio na compra de aeradores, já participou do Programa Peixe no Prato, e agora pode escoar seus produtos de forma mais rápida e prática, com a entrega do ramal Frederico Veiga asfaltado, que beneficia diretamente mais de 120 famílias da região.

“Nasci e me criei no interior de Monte Alegre (PA), vim para Manaus e estou aqui há mais de 20 anos, sou mãe de três filhos, que também estou ensinando a viver na agricultura. E a primeira ajuda que tive morando aqui, foi do governador Wilson Lima, com a entrega de vários fomentos, com isso minha produção vem crescendo, que é muito gratificante”, ressalta agricultora. 

Os incentivos são realizados pelo Programa Agro Amazonas, executado pelo Sistema Sepror: Sepror; Idam; Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf).

Programa Agro Amazonas 

O Governo do Estado vem dinamizando o desenvolvimento do setor primário, buscando diversificar a matriz econômica do estado e ampliar a geração de emprego e renda, principalmente no interior do estado.

Com informações da assessoria.