Início » A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam representa o avanço das conquistas femininas no Parlamento, afirma Joana Darc
Política

A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam representa o avanço das conquistas femininas no Parlamento, afirma Joana Darc

A deputada Joana Darc (União Brasil) participou, na manhã desta segunda-feira (06), no Plenário Ruy Araújo, da instalação da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A introdução da Procuradoria é de responsabilidade da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Casa, Comissão a qual a parlamentar é membra titular.

Além de Joana, estiveram presentes as demais deputadas da Aleam e, ainda, a solenidade contou com a participação da idealizadora do Instituto Justiça de Saia e do Projeto Justiceiras, Gabriela Manssur. Durante o evento, Manssur, que é advogada especialista em Direito das Mulheres, palestrou sobre temas importantes em relação à defesa e a promoção da mulher na sociedade.

“Estou muito feliz, pois a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam representa os avanços das conquistas femininas no Parlamento. Como deputada estadual mais votada no Amazonas, vejo que é de extrema importância nos posicionarmos sempre que necessário, pois o machismo ainda é muito forte”, ressaltou a parlamentar.

Joana considera indispensável todos os eventos que visam o apoio, estudo, estímulo e desenvolvimento das mulheres, não somente em solo amazonense, mas também em todo o Brasil.

“Solenidades como esta devem virar rotina para que juntas possamos transformar o Amazonas, trazendo mais segurança, projetos, programas e políticas públicas relativas aos direitos das mulheres amazonenses e também do público feminino de todo o País”, disse. 

Marco histórico

Para Joana, a instalação da Procuradoria Especial da Mulher é um marco histórico dentro da política amazonense, deixando um legado e, ainda, espera ver mais mulheres ocupando espaços, seja no parlamento ou no cotidiano de causas necessárias da sociedade. Além disso, a parlamentar pondera que com esse legado, não haverá mais retrocesso na Casa Legislativa.

“Me sinto feliz em participar desse momento histórico. O que nós estamos fazendo hoje é história e será um legado para o Amazonas. É a primeira vez que a Aleam tem cinco mulheres eleitas para estarem aqui como deputadas, e eu sempre falo que quando tem mulheres nos espaços de poder, inclusive, incentivo que a mulher precisa ocupar todos os espaços possíveis e imagináveis, nós conseguimos políticas públicas voltadas para a defesa de todas as mulheres”, disse.