Início » Alonso Oliveira assume presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da CMM
Política

Alonso Oliveira assume presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da CMM

O Parlamentar também a assume como vice-presidente a comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia e como suplente na de Finanças, Economia e Orçamento

O Parlamentar também a assume como vice-presidente a comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia e como suplente na de Finanças, Economia e Orçamento

O vereador Alonso Oliveira (Avante) foi eleito presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH) da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A reunião de votação que definiu os membros das 24 comissões técnicas e frente parlamentar aconteceu na manhã desta terça-feira (07/02), no plenário Adriano Jorge, da casa municipal, localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, zona oeste.

Além da presidência da COMCPH, Alonso também participará como vice-presidente da comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV) e como suplente da comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

De acordo com o parlamentar, sua condução às comissões de Cultura e Sustentabilidade, vai de encontro à expertise adquirida nos últimos dois anos quando esteve como gestor do Executivo Municipal, ganhando destaque no cenário nacional, a exemplo das menções na Revista Caras e Fantástico, com o uso de fogos de baixo estampido sonoro, coleta seletiva do lixo e por ter zerado o carbono dos megaeventos Boi Manaus e Réveillon.

“Para que obtivéssemos êxito nos projetos lançados pelo prefeito David Almeida na área da Cultura, por exemplo, foi necessário muito estudo e especialização com embasamento técnico para que pudéssemos alcançar os resultados positivos que tivemos, além de adotarmos nos megaeventos uma consciência e ações de sustentabilidade de modo que diminuíssem os impactos no Meio Ambiente”, comentou o vereador, Alonso Oliveira.

Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH)

Segundo o regimento interno da CMM, compete à 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico apreciar questões e iniciativas referentes ao patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, antropológico, arquitetônico, artístico e acordos culturais, bem como mudança de denominação de logradouros públicos.

Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMVPAM)

De acordo com o regimento interno da CMM, compete à 14ª Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (COMVPAM) conhecer, estudar, pesquisar e colher dados acerca de qualquer assunto, notícia ou comunicação relativos à Amazônia, principalmente os que dizem respeito à cobiça internacional, divulgá-los e trazê-los para o debate na Câmara Municipal de Manaus; Estabelecer contato com autoridades e ONGs instaladas no Amazonas, com sede em Manaus, para conhecer-lhes os propósitos, bem como as ações executadas, adotando as providências cabíveis para garantir a soberania brasileira na Amazônia.

Biografia

Alonso Oliveira é manauara, bacharel em Direito pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Atuou como vereador da cidade de Manaus por dois mandatos, em 2013-2016 e 2019-2020. Advogado trabalhista há mais de 30 anos, Oliveira é casado, pai e, recentemente, foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) pelo período de dois anos.

Oliveira deixou sua marca na gestão David Almeida com projetos e eventos expressivos como: o Arte Pela Cidade, Mostra de Arte Indígena, Festival Folclórico do Amazonas, #SouManaus Passo a Paço 2022, Ruas da Copa, Manaus Adventure, Feirinha do Tururi e Boi Manaus, Temporada de Cruzeiros e o Réveillon 2023.

Com um perfil conciliador e disciplinado, além de ter despontado como um bom gestor, Alonso conseguiu alcançar os planos e metas estabelecidos pelo Prefeito David Almeida para a pasta de cultura, turismo e eventos de Manaus. Atualmente, além de militante do direito previdenciário, ele tem como bandeira de lutas questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas zonas Sul e Leste de Manaus.