Início » Biden deve visitar maior bairro indígena do Brasil durante passagem por Manaus
Destaque Geral

Biden deve visitar maior bairro indígena do Brasil durante passagem por Manaus

O presidente ficará cerca de 4 horas em Manaus e depois segue para o Rio de Janeiro onde participa das reuniões do G-20

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai desembarcar em Manaus no próximo domingo (17), onde vai se encontrar com lideranças indígenas. Segundo fontes que participam dos preparativos para a chegada de Biden, o presidente norte-americano vai visitar a comunidade Parque das Tribos, maior bairro indígena do país, que reúne ao menos 37 etnias diferentes. As informações são da CNN.

Segundo a Casa Branca, Biden quer “dialogar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham na preservação e proteção do ecossistema, marcando a primeira visita de um presidente dos EUA à região”.

A visita será rápida, Biden deve permanecer por cerca de 4 horas na capital do Amazonas. Inicialmente, a expectativa era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participasse da agenda, o que não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.

De Manaus, Biden segue para o Rio de Janeiro, para participar da cúpula do G20 e de um encontro bilateral com Lula. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken vai acompanhar as agendas de Biden no Brasil.

Outros locais de visita

Assessores de Biden manifestaram interesse em três espaços para visitas, segundo fontes ouvidas pela Folha e que estão a par das tratativas feitas: o Museu da Amazônia (Musa), um dos principais pontos turísticos de Manaus; o porto de Iranduba, a 40 km de Manaus; ou Novo Airão (AM), onde está o arquipélago fluvial de Anavilhanas. A ideia avaliada é que Biden vá a um desses espaços, onde gravaria um vídeo com uma mensagem sobre a Amazônia.

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil não diz se um desses lugares foi escolhido, ou qual foi escolhido, ou mesmo se o presidente norte-americano estará em um dos espaços analisados. Não houve, até o momento, divulgação da agenda da visita.

Nas redes sociais, o Musa informou que estará fechado nos dias 16 e 17 de novembro.