Início » Programa Ronda Escolar da Prefeitura de Manaus ganha reforço com novas viaturas
Manaus

Programa Ronda Escolar da Prefeitura de Manaus ganha reforço com novas viaturas

Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Educação (Semed), reforçou o programa Ronda Escolar. Novas viaturas foram inseridas no patrulhamento mediante parceria com o Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose), da rede municipal de ensino.

O projeto Guarda Presente, desde o fim do ano passado, atua no centro histórico com a primeira turma da guarda armada e, agora, é ampliado com cinco novas viaturas de quatro rodas para agir também no perímetro escolar com o programa Ronda Escolar, proporcionando mais segurança aos pais, alunos e professores do município.

Para o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, esse novo momento da Guarda Municipal fortalece a segurança nas escolas e aproxima os serviços municipais. “A ronda escolar tem uma série de etapas, como a guarda motorizada com veículos de apoio e a ação emergencial com motos para ronda, já implementadas. Nós temos mais de 500 escolas municipais, inclusive na área rural, então nós queremos trabalhar ainda mais próximo da Semed e fortalecer o projeto de proteção do ambiente escolar que a secretaria de Educação já tem e, mediante as necessidades apontadas por eles, nós iremos atuar”, afirmou Fontes.

De acordo com a secretária de Educação, Dulce Almeida, essa iniciativa fortalece ainda mais todo o trabalho desenvolvido para a segurança nas escolas municipais. “Com o programa Ronda Escolar, aumentamos ainda mais a segurança dos nossos alunos, pais, professores, gestores, trabalhadores em geral, nas unidades de ensino e no entorno delas. Esse trabalho conjunto com a Semseg é fundamental para garantirmos a paz de todos e desenvolvermos as ações pedagógicas e melhorarmos, ainda mais, os índices da educação municipal”, completou.

Com as viaturas, todas as zonas da cidade, incluindo a área rural, passa a ser patrulhada pela Guarda Municipal e a população já percebe a presença dos agentes e destaca a importância dessa atuação.

“É um ótimo trabalho que a prefeitura está fazendo agora e eu espero que continue assim, porque temos sentido mais segurança para mandar os nossos filhos e netos para participar das aulas”, destacou Antônia Ribeiro, avó de um aluno da rede municipal.