Início » Amazonas Green Jazz Festival promove duas noites de homenagens artísticas no Teatro Amazonas
cultura

Amazonas Green Jazz Festival promove duas noites de homenagens artísticas no Teatro Amazonas

FOTOS: Bruno Zanardo/Amazonas Green Jazz Festival | Divulgação/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A programação tem ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br

Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/07), a partir das 20h, o Teatro Amazonas será palco das apresentações da pianista Anette Camargo e do baterista cubano Ignacio Berroa e, também, do espetáculo “His Day is Done”, que faz uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

A programação faz parte do Amazonas Green Jazz Festival, com ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Na quarta-feira (26/07), a programação tem início às 20h, com show da cantora, compositora e pianista Anette Camargo, na companhia do Projeto Tânia Maria, que reverencia a estrela brasileira radicada nos EUA. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música nas edições de 2021 e 2023, Anette vai comandar o espetáculo inicial. A segunda parte da noite, com início às 21h30, fica com as baquetas de Ignacio Berroa. Um dos nomes mais influentes no cenário jazzístico e uma referência na bateria cubana, Berroa mora nos EUA, desde 1980, e compôs o eterno grupo Dizzy Gillespie. Esta é a primeira vez que o baterista e seu trio se apresentam em Manaus.

Na quinta (27/07), o Teatro Amazonas receberá a estreia do emocionante “His Day is Done”, um espetáculo composto pelo trompetista americano, mundialmente premiado, Ed Sarath. A obra é baseada no poema “Madiba”, da escritora americana Maya Angelou e faz uma homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, símbolo de resistência contra a lógica racista do Apartheid. A execução da obra também reunirá a violinista norte-americana, Regina Carter, como solista principal, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, sob regência de Otávio Simões.

Além disso, haverá a participação especial do Global Jazz Collective, que reúne musicistas da África do Sul, EUA e Brasil em uma única sintonia. “O Jazz tem este poder de nos trazer a reflexão e o pensamento crítico sobre temas tão valiosos para a humanidade. O racismo é uma pauta ainda muito presente, em diferentes modalidades. O ‘His Day is Done’ será um instrumento de sensibilização, assim como os demais shows. Serão duas noites emocionantes, você não pode faltar”, convida o diretor artístico do festival, maestro Rui Carvalho.

Sobre o festival

A edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Além das palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, o circuito “Aqui tem Jazz”, além de outras atividades.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.

Com informações da assessoria.