Início » Regulamentação de sustentabilidade impulsiona transformação nos relatórios corporativos, conforme nova pesquisa da Workiva
Notícias Corporativas

Regulamentação de sustentabilidade impulsiona transformação nos relatórios corporativos, conforme nova pesquisa da Workiva

Pesquisa revela empresas que planejam cumprir voluntariamente com a CSRD; profissionais acreditam que o relatório integrado terá um impacto positivo no desempenho

A maioria (81%) das empresas não sujeitasàDiretriz de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia pretende alinhar parcial ou totalmente suas divulgações de sustentabilidade a seus requisitos, conforme uma pesquisa independente encomendada pela Workiva Inc. (NYSE:WK). Em seu terceiro ano, através da Pesquisa com Profissionais de ESG de 2024 foram entrevistadas mais de 2.000 pessoas envolvidas em relatórios corporativos, incluindo profissionais de finanças e contabilidade, sustentabilidade, risco e auditoria interna na América do Norte, Europa e Ásia.

“A adoção da CSRD foi um momento crucial, marcando a primeira grande regulamentação que exige divulgações financeiras e de sustentabilidade integradas com garantia de terceiros. Agora,àmedida que empresas ao redor do mundo se preparam para seus primeiros relatórios obrigatórios da CSRD em 2025, percebemos o impacto da CSRD se estender muito além daqueles sujeitosàregulamentação”, disse Paul Volpe, Vice-Presidente Sênior de Soluções de Crescimento da Workiva. “A CSRD iniciou uma transformação mundial direcionada a relatórios integrados e garantidos, com os líderes empresariais reconhecendo a demanda do mercado por dados contextuais, transparentes e confiáveis que se alinhem às expectativas das partes interessadas.”

Profissionais que abraçam a mudança apesar dos desafios

Em todas as disciplinas, os entrevistados citam quase unanimemente o cumprimento de novos mandatos como o desafio mais premente enfrentado pelas equipes de relatórios e o volume de requisitos que devem lidar como sua principal preocupação de conformidade. Ainda assim, a maioria dos profissionais também atestam o valor dos relatórios, com 88% concordando que ter um sólido programa de relatórios de ESG daráàsua organização uma vantagem competitiva.

Do mesmo modo, 84% dos entrevistados afirmam que dados financeiros e de sustentabilidade integrados permitem uma melhor tomada de decisão, podendo melhorar o desempenho financeiro de uma empresa, e 88% acreditam que o relatório integrado terá um impacto positivo em criar valor a longo prazo para uma empresa, refletindo sentimentos semelhantes expressos por investidores institucionais na Referência Executiva de 2024 em Relatório Integrado da Workiva. Além disto, 88% dos profissionais concordam que obter garantia sobre os dados de ESG aumenta a probabilidade de uma empresa alcançar suas metas.

“O que me impressionou na Pesquisa com Profissionais de ESG de 2024 é que a regulamentação está servindo como catalisador para a inovação. As empresas vêm aproveitando a oportunidade para aprimorar suas divulgações de sustentabilidade, tornando efetivamente o relatório integrado, o que garante alto padrão em relatórios corporativos”, disse Paul Dickinson, membro do Conselho Consultivo de ESG da Workiva e Presidente Fundador da CDP. “É uma comprovação da adaptabilidade dos profissionaisàmedida que navegamos em uma nova era de transparência corporativa. Contudo, a pesquisa também revelou que, embora a maioria dos entrevistados confie em seus dados, a regulamentação representa barreiras significativas para suas equipes.”

Uma esmagadora maioria de 83% dos entrevistados concordaram que o levantamento de dados precisos para cumprir com requisitos da CSRD será um desafio para sua organização. Estes dados sugerem que os profissionais esperam que a regulamentação aumente a complexidade dos relatórios de sustentabilidade e que os processos do relatório devem amadurecer para atender aos novos requisitos regulatórios.

Transformação dos processos de relatórios em curso

Os profissionais vêm buscando a tecnologia para simplificar processos de relatórios, incluindo adoção de soluções que aproveitem a IA generativa. Mais de oito em cada dez concordam que a IA generativa irá facilitar seu trabalho (82%) e tornar os relatórios de sustentabilidade mais eficientes (85%) nos próximos cinco anos.

A curto prazo, cerca de nove em cada dez profissionais afirmam que suas empresas estão planejando alocar mais orçamentoàtecnologia para iniciativas de sustentabilidade nos próximos três anos (89%), e que estão investindo em tecnologia para aperfeiçoar a cooperação entre as equipes de relatório (92%) . Isto faz sentido, uma vez que 78% dos entrevistados informam agora que três ou mais equipes internas estão envolvidas em processos de relatórios de ESG de suas empresas, acima dos 71% na Pesquisa com Profissionais de ESG de 2023, e que 85% concordam que a integração de processos financeiros, de sustentabilidade e conformidade permite que as pessoas dediquem mais tempo a trabalhos com valor agregado.

Volpe continuou: “A garantia de relatório integrado é mais do que conformidade, é uma necessidade para demonstrar desempenho e valor em um cenário competitivo. Líderes empresariais e suas equipes entendem que esta é uma oportunidade de transformação, a qual exige um sério compromisso, sendo que estão se preparando para investir em relatórios integrados em todas as linhas de negócio, acessíveis a todas as partes interessadas e impulsionados pela inovação.”

Sobre a Pesquisa

A Workiva contratou a Ascend2 para conduzir uma pesquisa internacional independente com 2.204 profissionais de ESG (meio ambiente, social e governança) em março de 2024. Para fins deste relatório, “profissional” é definido como uma pessoa envolvida em relatórios de ESG, incluindo executivos e finanças e profissionais de contabilidade, sustentabilidade, auditoria interna, jurídicos e conformidade. Os entrevistados da pesquisa se situam na América do Norte, Europa e Ásia, sendo empregados de empresas com pelo menos 250 funcionários e US$ 250 milhões em receitas anuais recorrentes. Todos os entrevistados deviam confirmar que contribuem com relatórios de ESG em sua organização para inclusão. Para acessar o relatório completo e a metodologia da pesquisa, acesse workiva.com/2024-ESG-survey.

Sobre a Workiva

A Workiva Inc. (NYSE:WK) tem a missão de impulsionar relatórios transparentes para um mundo melhor. Criamos e fornecemos a plataforma de nuvem líder mundial para relatórios integrados e garantidos para satisfazer as demandas das partes interessadas por ação, transparência e divulgação de dados financeiros e não financeiros. A Workiva oferece a única plataforma SaaS unificada que reúne relatórios financeiros, ambientais, sociais e de governança (ESG), bem como governança, risco e conformidade (GRC) de clientes em uma plataforma controlada, segura e pronta para auditoria. Nossa plataforma simplifica os desafios mais complexos de relatórios e divulgação, ao otimizar processos, conectar dados e equipes, e garantir consistência. Saiba mais em workiva.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

Rotha Brauntz

Lauren Covello

press@workiva.com

Fonte: BUSINESS WIRE