Início » Mais de 100 organizações defendem que Lívia Sant’Anna Vaz ocupe uma vaga no STF
Política

Mais de 100 organizações defendem que Lívia Sant’Anna Vaz ocupe uma vaga no STF

Foto: Webster Santana
A MIPAD (Most Influential People of African Descent), organização ligada à ONU, defende através de carta aberta ao presidente Lula, a indicação de Lívia Sant’Anna Vaz ao STF. A carta, de adesão online, já conta com mais de 2mil assinaturas, com apoio de mais de cem organizações, solicitando mais representação para mulheres negras na sociedade brasileira nas esferas da política, sistema de justiça, negócios, mídia e esforços humanitários. O documento para assinatura está disponível, até 1º de outubro, em: https://bit.ly/OpenLetterBrazilLívia
A organização não-governamental Educafro, voltada ao apoio educacional da comunidade afrobrasileira, também incluiu a indicação de Lívia numa lista de 10 pessoas negras como sugestão para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentará em outubro.

Negra, casada e mãe de duas filhas, a jurista atua no MP-BA há 19 anos e integra diversos espaços representativos para uma efetiva manutenção do Estado Democrático de Direito. É atuante e combativa na luta pela igualdade racial e de gênero no país e autora de diversos livros, entre eles, “Cotas Raciais” (Coleção Feminismos Plurais), sendo hoje uma das principais   autoridades no tema.

Há oito anos como Promotora de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Defesa das Comunidades Tradicionais e das Cotas Raciais do MP – BA, a Dra. Lívia Sant’Anna Vaz está entre as 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei & Justiça, e tem sua trajetória jurídica marcada pela atuação em relação a temas como feminicídio, intolerância religiosa, combate ao racismo e ao sexismo, e na luta para que as mulheres negras tenham amplo acesso à justiça e a espaços de poder e decisão.