Início » Manaus se mantém com a melhor saúde básica do País e fortalece a assistência social
Destaque Manaus

Manaus se mantém com a melhor saúde básica do País e fortalece a assistência social

A Prefeitura de Manaus, por meio da atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), manteve a cidade como a capital brasileira com a melhor saúde básica do País, no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. Conforme a Mensagem Governamental apresentada pelo prefeito David Almeida, nesta terça-feira, 6/2, na abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a cobertura da atenção primária em saúde subiu para 81%, com reformas e entregas de novas unidades na capital.

“É bom ser prefeito desta cidade que tem a melhor saúde básica do País. Incontestável, por sete vezes seguidas. Em 2021, fomos para as ruas salvar vidas e continuamos cuidando das pessoas, diariamente, porque sou prefeito de rua e não de gabinete. Prospectamos um 2024 com grandes entregas também na saúde, com novas unidades revitalizadas e construídas. É conquista para a população”, afirmou o prefeito David Almeida.

Em 2023, a prefeitura realizou a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Prefeito Amazonino Mendes, a primeira de 13 unidades de grande porte previstas no Plano Municipal de Obras para o incremento da rede de Atenção Primária à Saúde da capital. A prefeitura também entregou ao longo do ano mais 23 unidades de saúde revitalizadas, totalizando 68 UBSs entregues nesta gestão.

A Semsa ainda lançou o serviço móvel de saúde da mulher, com três unidades itinerantes realizando consultas e exames, alcançando mais de 51,8 mil procedimentos em zonas da cidade com grande demanda e vazios assistenciais. Em 2024, as metas visam intensificar o apoio à atenção primária, investindo em tecnologia da informação, no desenvolvimento de serviços ofertados e realizando entregas de novas unidades de saúde.

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), conforme a Mensagem Governamental, teve um ano destacado no respeito às pessoas em vulnerabilidade. Dentre as ações, se destaca o lançamento do programa “Manaus Sem Fome”, que visa ampliar de 2 milhões para 3,5 milhões de refeições liberadas por ano nas cozinhas comunitárias e restaurantes “Prato do Povo”. Durante o lançamento do programa, em dezembro de 2023, houve a inauguração da quarta unidade do “Prato do Povo”, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A pasta ainda realiza a reforma de 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com 11 já tendo sido entregues, assim como um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com recursos de emendas parlamentares. Somente em 2023, foram realizados mais de 6 mil atendimentos nesses locais. E as reformas ocorrem após mais de 10 anos de abandono nos Cras e Creas.

Dentre as metas para 2024 estão ainda a implantação de nove novos restaurantes Prato do Povo, mais uma cozinha comunitária e do Banco Municipal de Alimentos em Manaus, além da reforma de unidades da Semasc e implantação do Conselho Tutelar na zona Leste 3. 

Ainda em relação à assistência social, a prefeitura realizou a operação “Estiagem”, por conta da vazante histórica do rio Negro. Uma força-tarefa da prefeitura, envolvendo diversas secretarias e outros órgãos públicos, entregou toneladas de alimentos, água potável e kits de higiene pessoal, totalizando mais de 23 mil pessoas em 81 comunidades rurais.