Início » Profissional de TI cria ferramenta de IA para Sistema ERP
Notícias Corporativas

Profissional de TI cria ferramenta de IA para Sistema ERP

Marcelo Romualdo inova no mercado empresarial integrando inteligência artificial GoAI ao KodX ERP System

O cenário da tecnologia da informação e o avanço desenfreado da inteligência artificial (IA) se encontram em constante evolução. À medida que empresas buscam otimizar operações, a inovação desempenha um papel central, adotando soluções inovadoras para enfrentar desafios complexos. E com o avanço dos modelos de IA associado ao aumento de eficiência nos processos nos negócios, lideranças de todos os setores reiteram a importância de empresas adotarem essa tecnologia.

Segundo dados divulgados na 5edição da pesquisa global da consultoria Deloitte State of AI in the Enterprise, 94% dos líderes afirmaram que a IA é um ponto crítico para o sucesso nos próximos cinco anos. O levantamento foi realizado com 2.620 lideranças empresariais distribuídas em 13 países. No Brasil, 70% das companhias afirmaram investir em IA em 2023, e 20% já utilizam a tecnologia no cotidiano, conforme estudo realizado pela mesma consultoria com 501 empresas brasileiras.

Para ir ao encontro dessa crescente demanda, profissionais investem tempo e conhecimento no desenvolvimento de ferramentas de IA para serem aplicadas por empresas. E, neste cenário, surge a GoAI, uma inteligência artificial que foi desenvolvida para o sistema KodX ERP. Marcelo Romualdo, desenvolvedor da ferramenta, explica que a iniciativa se distingue como “um farol de inovação”. “O ERP KodX trata-se de uma plataforma que se molda às necessidades empresariais e as antecipa, agindo como um catalisador para o crescimento e a eficiência”, destaca o profissional com quase 15 anos de experiência.

Desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas em fase de expansão, o KodX conta com um design modular inteligente e uma incorporação estratégica da Inteligência Artificial através da plataforma GoAI. “A filosofia por trás do KodX ERP System é a de uma odisseia modular, pois cada elemento do sistema é uma ilha de funcionalidade que pode ser navegada e colonizada independentemente”, ressalta Romualdo. 

De acordo com o profissional, essa abordagem permite que empresas de todas as dimensões substituam sistemas ERP estáticos e inflexíveis por uma solução mais ágil e abrangente. Romualdo afirma ainda que a KodX facilita a integração e adaptação a ecossistemas empresariais existentes, além de proporcionar uma escalabilidade sem paralelo, permitindo que o sistema cresça organicamente em conjunto com a empresa.

A inovação da GoAI em 2023 representou um avanço para o KodX, integrando análises preditivas e capacidades cognitivas avançadas no núcleo do sistema ERP. “A GoAI não é uma mera adição ao KodX; ela é o coração pulsante da análise de dados, alimentando-se de um fluxo contínuo de informações operacionais, desde padrões de tráfego até comportamentos de compra dos consumidores, para fornecer uma visão holística das operações empresariais”, segundo explica Romualdo. 

Cada módulo do KodX é projetado para operar com a máxima eficiência e integrar-se perfeitamente aos demais. Desde a gestão de projetos com interfaces visuais interativas, como os Gráficos de Gantt, até a análise financeira possibilitada pela IA. “Isso significa que, independentemente de ser uma empresa de construção civil, um prestador de serviços logísticos ou uma consultoria de marketing, o KodX adapta-se ao ambiente, transformando dados brutos em estratégias de negócios viáveis”, exemplifica o desenvolvedor.

Com a GoAI, o KodX também redefine o suporte ao cliente, empregando chatbots avançados e interfaces de serviço ao cliente alimentadas por IA. Romualdo explica que “o sistema garante que as interações sejam resolutivas e preditivas, antecipando necessidades e fornecendo soluções antes que os desafios se intensifiquem”. 

Além de atuar na área de TI, com especialização em Inteligência Artificial, Romualdo tem experiência nas áreas comercial e de marketing, planejamento estratégico e gestão de pessoal. 

É formado em Fundamentos de Gerenciamento de IT, pela Fundação Getulio Vargas, e possui graduação técnica em tecnologia com especialização em redes de computadores pela Universidade Estácio de Sá. Também é membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), e conta com certificações e cursos especializados, incluindo Linux, Google Cloud e Kubernetes Engines.