Início » Janeiro Branco: CMM realiza palestra sobre cuidados com a saúde mental
Política

Janeiro Branco: CMM realiza palestra sobre cuidados com a saúde mental

Ação aconteceu na Sala de Cinema da Câmara Municipal, e contou com a participação de especialistas no tema

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (18/01) uma atividade em alusão à campanha “Janeiro Branco”. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental dos servidores da Casa Legislativa Municipal.

A palestra aconteceu na Sala de Cinema da Câmara Municipal, e contou com a participação da psicóloga Sandra Reis e do aluno de Psicologia, João França.

A iniciativa incentiva a reflexão sobre o cuidado com a mente, a busca por equilíbrio emocional e a importância de se prevenir contra transtornos mentais.

A psicóloga Sandra Reis enfatizou a importância de conciliar atividades físicas com a terapia. Para ela, é essencial organizar o tempo para cuidar desses dois campos.

“Dormir bem, se alimentar melhor, praticar exercícios físicos podem agregar e melhorar a saúde mental. Sabemos que a semana de muitas pessoas é corrida, mas é imprescindível se organizar para poder ter esse cuidado com a nossa mente”, afirmou. 

Janeiro Branco – A campanha começou no ano de 2014, na cidade de Uberlândia (MG) e seu idealizador foi o psicólogo Leonardo Abrahão. De acordo com o psicólogo, o mês foi escolhido pois representa o início de um novo ciclo, período este que as pessoas estão mais dispostas a refletirem sobre suas vidas, metas e relações sociais.

Já a cor branca é associada a uma folha em branco, fazendo com que todas as pessoas possam se inspirar, escrever ou reescrever as suas próprias histórias de vida.

Um dos palestrantes, o estudante de psicologia João França, explica que as pessoas tendem a iniciar o ano e planejar suas ações futuras.

“A cor branca representa de fato um quadro em branco. Definimos metas e sonhos, e cada pincelada que fazemos representa uma ação nesse novo quadro. Manter a sanidade mental durante o ano, é difícil mas fundamental nesse processo”, explicou João França, estudante de psicologia.

Aos servidores que desejam se consultar no centro psicológico da Câmara Municipal de Manaus, o serviço é disponibilizado de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.