Início » Semsa realiza ação sobre prevenção e combate ao câncer do colo do útero na zona Leste
Saúde

Semsa realiza ação sobre prevenção e combate ao câncer do colo do útero na zona Leste

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção do câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta quarta-feira, 20/3, às 8h, na feira da bola do Produtor, próximo à rotatória do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, um apitaço com o objetivo de destacar o compromisso de todos na promoção da saúde da mulher. A atividade faz parte da programação da campanha “Março Lilás”, movimento voltado à conscientização e combate ao câncer do colo uterino.

A mobilização contará com o apoio dos servidores dos Distritos de Saúde (Disas) Norte e Leste e Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, destaca que essas ações de sensibilização são essenciais para alertar a sociedade sobre a prevenção do câncer do útero, fatores de risco e a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero.

“Nós iremos reforçar a importância da vacina contra o HPV, que está disponível nas salas de vacina da Semsa para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos, e sobre o quanto o exame preventivo é uma estratégia importante, que permite a detecção de células precursoras do câncer e possibilita que o diagnóstico e o tratamento sejam iniciados logo, o que reduz a mortalidade em decorrência do câncer do colo do útero”, assinala Lúcia.

Desde o início do mês de março, a Semsa vem intensificando a oferta dos serviços relacionados à saúde da mulher em suas unidades com o objetivo de reforçar as ações de incentivo à realização do exame citopatológico e da imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas salas de espera das unidades e durante os atendimentos às usuárias. Uma ação de panfletagem já ocorreu na rotatória do conjunto Eldorado, na zona Centro-Sul da capital, na última quinta-feira.

A programação contempla ainda a realização do “Dia D” aos sábados nas unidades de saúde que funcionam em horário ampliado e nas unidades móveis de saúde da mulher.

Os Distritos de Saúde (Disas) Leste e Norte já promoveram ações de saúde da mulher e, no próximo sábado, 23/3, a programação será desenvolvida pelo Disa Oeste nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Leonor de Freitas e Deodato de Miranda Leão.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário