Início » III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas acontece em Fortaleza
Notícias Corporativas

III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas acontece em Fortaleza

Congresso começa nesta terça-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, marcando os 50 anos do Instituto Ruy Barbosa. No dia 1º de dezembro acontece a entrega do I Prêmio IRB de Jornalismo.

O norte-americano Miles Taylor, expert em Segurança Nacional, ex-Colaborador da rede CNN, ex-chefe do Departamento de Segurança Nacional (Department of Homeland Security) e líder reformista da democracia dos Estados Unidos será um dos principais palestrantes do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que será realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A conferência magna de Miles Taylor será no dia 29, às 18h, com o tema: “Irreal – por que as fake news vão piorar, e como proteger a democracia”. Taylor também é autor de livros como “A Warning” e “Blowback”, que alcançou a sétima posição na lista dos mais vendidos do NY Times. 

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas vai reunir autoridades políticas e ligadas aos Tribunais de Contas do Brasil e de outros países e integra as comemorações dos 50 anos do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Haverá solenidades específicas para celebrar as 5 décadas do IRB, com a realização da Sessão Comemorativa dos 50 anos, no dia 30, às 17h. Os momentos ainda contemplam o lançamento do livro “Instituto Rui Barbosa: 50 anos de educação, conhecimento e transformação”, entrega de comendas a personalidades homenageadas pelo IRB, e o lançamento da Trilogia Ruyzinho, personagem de histórias em quadrinhos desenhado em homenagem a Rui Barbosa, patrono do IRB. 

No dia seguinte, dia 1º de dezembro, ainda haverá a solenidade de entrega do I Prêmio IRB de Jornalismo e a distribuição de papel semente e plantio de árvores, completando as festividades dos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.

Com a temática central “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”, o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas vai trazer a Fortaleza outros convidados de destaque, a exemplo dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da Educação, Camilo Santana, e substituta do TSE, Edilene Lôbo; os professores e pesquisadores Fredie Didier, Fernando Luiz Abrucio e Vasco Furtado; o filósofo Francisco Bosco e a jornalista Juliana Karam.

A ampla programação começa no dia 28, com o evento “Encontros com o Futuro”, no dia 28 de novembro, às 8h30, tendo como palestrante inicial o professor Vasco Furtado, coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza (Unifor) e autor de mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial.

O Encontros com o Futuro também reunirá o XIV Educontas, o XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil e o VIII JurisTCs. Já no dia 29 de novembro, há previsão de reuniões técnicas e oficinas. A abertura oficial ocorrerá às 17h.   

O III CITC é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Abracom, Audicon e o Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas – CNPTC, além do apoio de outros parceiros.

Mais informações sobre a programação e inscrições, no endereço: https://www.citc2023.com.br/citc2023