Início » Prefeitura de Manaus promove treinamento com 350 agentes de portaria que vão atuar nas escolas
Destaque Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento com 350 agentes de portaria que vão atuar nas escolas

Com o intuito de fortalecer a segurança nas escolas municipais, a Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 15/4, a formação de 350 Agentes de Portaria (AGPs) que atuarão na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com o intuito de fortalecer a segurança nas escolas municipais, a Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 15/4, a formação de 350 Agentes de Portaria (AGPs) que atuarão na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação foi em dois ambientes, a recepção no auditório da pasta, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no Parque 10 de Novembro, e as formações nas salas da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas.

Durante o encontro, os futuros AGPs receberam informações sobre o que é a Semed e a importância do trabalho, os aspectos legais da segurança na escola, técnicas de abordagem e comportamento e orientações referentes ao atendimento para os estudantes da rede municipal de ensino.

O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou os avanços da gestão nas ações de combate à violência nas escolas, e aproveitou a oportunidade para chamar a atenção da família.

“Os exemplos eram os pais, os pais eram os influenciadores dos filhos. Hoje, estamos diante de um tempo diferente, da tecnologia, sobre o poder da influência das máquinas sobre o ser humano. As pessoas não sentam mais à mesa para conversar em família”, disse, destacando a importância dos responsáveis observarem as mochilas dos filhos e o que as crianças e adolescentes pesquisam na internet.

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, ressaltou a formação dos novos agentes de portaria como mais uma ação da Semed para o fortalecimento das medidas de segurança já adotadas pela pasta.

“Os novos agentes de portaria que passam a atuar a partir da próxima segunda-feira, 17, vem para fortalecer as ações já adotadas pelas Semed, como as campanhas realizadas dentro do ambiente escolar e o Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose). Nós passamos a esses homens e mulheres como é a Semed, que eles vão lidar com crianças desde a creche até adolescentes do 9º ano”, pontuou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, disse que futuros agentes vão atuar no bem mais precioso da atual gestão municipal, a educação.

“Nós não temos outra coisa mais importante para fazer do que educar e cuidar dos nossos jovens. Então, os agentes estão recebendo, quando assumem a função na equipe da Semed, a missão mais importante da municipalidade que é cuidar, proteger, acompanhar os nossos jovens. E eu quero parabenizar a todos que estão no início dessa jornada, desejar muita felicidade no ambiente escolar”, completou o secretário.

Um dos novos contratados, Denis Moreira, falou sobre a expectativa em trabalhar em uma escola municipal.

“É uma experiência nova, uma expectativa muito grande. A gente tem mais um conhecimento aí, na área escolar agora, lidar com as crianças, com o jovem, passar uma segurança para eles. Então, assim, estou com uma expectativa grande, e tenho certeza de que vai dar muito certo isso”, completou Denis.