Início » Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino inicia nesta quarta-feira 
Amazonas Educação

Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino inicia nesta quarta-feira 

Além do ensino regular, são disponibilizadas vagas para a Ensino de Jovens e Adultos (EJA) 

O período de matrículas para novos alunos da rede pública de ensino  inicia nesta quarta-feira (17/01). O processo de reserva de vagas pode ser realizado de forma on-line, por meio do site www.matrículas.am.gov.br. O prazo encerra na próxima sexta-feira (19/01). 

Para concluir o processo de matrícula, os pais ou responsáveis devem realizar a entrega de documentos na unidade de ensino escolhida, no prazo de três dias úteis.  Caso não haja a entrega de documentos, o candidato perde a vaga, que é remetida de volta ao sistema. 

As datas para matrículas de novos alunos dão continuidade ao “Calendário de Matrículas de 2024” iniciado com o processo de rematrículas automáticas dos discentes que estudaram na rede pública do Amazonas em 2023; seguido do reordenamento e transferências.

De acordo com a Gerente de Matrículas da Secretaria de Educação, Irlanda Araújo, a rede pública de ensino está chegando a fase final das datas programadas no Calendário de Matrículas. 

“Estamos realizando todos os trâmites referentes às matrículas  desde o ano passado. Após o atendimento voltado para os novos alunos, a rede pública de ensino estipula um prazo para atendimento ao aluno retardatário, para aqueles casos que, por algum  motivo, não conseguiram realizar a matrícula do aluno no período estipulado”, explicou Irlanda Araújo. 

EJA

Além do ensino regular, a Secretaria de Educação ofertará, para o ano de 2024, vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na capital e interior. O período de matrícula de novos alunos também inicia nesta quarta-feira (17/01). 

Desde o ano de 2021, a estrutura da EJA no Amazonas passou por reformulação. O ano letivo, que durava 12 meses, passou a durar um semestre (seis meses). 

Documentação

Os documentos necessários para a matrícula de novos alunos, são:    

  • Comprovante de escolaridade original:
  • Guia de transferência;
  • Histórico Escolar;
  • Declaração de transferência (com validade de 30 dias) caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado)
  • Certidão de nascimento (original e cópia).
  • CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio.
  • Cartão de vacinação (cópia).
  • Duas fotos 3X4 recentes do aluno.
  • Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade.
  • Comprovante de residência atualizado (até 30 dias da data de apresentação).