Início » Projeto educacional de Barreirinha ganha destaque em programa nacional
Educação

Projeto educacional de Barreirinha ganha destaque em programa nacional

FOTOS: Arquivo Pessoal/ professor Rosenilson Gama

O projeto amazonense “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades” idealizado pelo professor Rosenilson Gama, do município de Barreirinha (distante a 331 quilômetros da capital), é um dos nove finalistas do “Prêmio LED – Luz na Educação”, organizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho. A fase final do programa, o Especial LED, com o anúncio da iniciativa campeã, vai ao ar na noite desta quarta-feira (26/04), na rede Globo, após a exibição da novela “Travessia”. 

Rosenilson, que é professor de Geografia da Escola Estadual Professora Maria Belém, em Barreirinha, desenvolve o projeto desde 2019 na unidade de ensino. De acordo com o educador, a iniciativa nasceu após o corpo docente perceber que a escola recebe, anualmente, uma quantidade considerável de alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, e que seria importante desenvolver ação voltada para auxiliar na socialização destes.

“Para mim, como coordenador, juntamente com os demais colaboradores, alunos, corpo docente, é um momento especial, de realização, onde nós percebemos que as nossas ideias podem fazer a diferença”, comentou Rosenilson.

O professor concorre na categoria “Educadores” com outras duas iniciativas, dos estados de Pernambuco e Bahia. Na gravação, os nove super finalistas passarão pela etapa final, na qual terão que se apresentar para um júri composto por pessoas públicas com comprovado conhecimento e envolvimento com o tema educação. Caberá a eles decidir os seis vencedores (dois por categoria) que voltarão para casa com um aporte de R$ 200 mil cada. O Prêmio LED 2023 recebeu mais de duas mil inscrições de todo o país. 

Mobilização

Na torcida pelo projeto, alunos, professores, colaboradores da escola e a população do município se mobilizarão, a partir das 20h, em frente à escola para torcer. No local, será instalado um telão e haverá apresentações artísticas até o início do programa.

Sobre a participação no “Especial LED”, o finalista destacou a receptividade e o apoio que recebeu em todas as etapas do processo. “Foi muito gratificante ir até o Rio de Janeiro, gravar nos estúdios, um acolhimento impecável. Eles também vieram gravar na escola e foi um prazer imenso mostrar nossas ideias fora do papel. Estamos ansiosos e com a expectativa lá em cima. Estamos confiantes”, destacou o super finalista. 

O projeto

A “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades” tem como objetivo promover a inclusão por meio de atividades em campo com os alunos. Entre as principais ações realizadas, estão: Gincana de Educação Ambiental na Praia do Caturetê (com a participação de aproximadamente 150 alunos e 20 professores); Projeto “Educação Ambiental por meio de trilhas ecológicas”, realizado no entorno da escola e nas margens do rio Andirá; visitas técnicas nas matas de igapó e nas áreas degradadas; e realização do Ritual da Dança da Tucandeira, com a presença de alunos, ex-alunos e não indígenas.