Início » Omar Aziz defende que BNDES invista em pesquisas de biotecnologia na Amazônia
Política

Omar Aziz defende que BNDES invista em pesquisas de biotecnologia na Amazônia

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, nesta terça-feira (18), o senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou a importância de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investir na Pesquisa e Inovação na Amazônia, como uma forma de encontrar novas potencialidades econômicas no país. O parlamentar levou a questão para o Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco, Nelson Barbosa, pedindo atenção especial à questão da distribuição regional dos recursos.
“Infelizmente estamos muito atrasados em relação à inovação e tecnologia na Região Norte. E foi por meio de uma pesquisa da Embrapa que temos hoje uma das maiores produções de grãos. Mas os principais pesquisadores foram embora do país, por falta de aporte, por falta de oportunidade”, apontou o senador do Amazonas.

Pesquisa e Inovação

Com a maior abertura do BNDES para financiar ou apoiar projetos de Pesquisa e Inovação, iniciativas desenvolvidas dentro do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) poderiam ser beneficiadas diretamente. A retomada do CBA, que o vice-presidente Geraldo Alckmin visitou recentemente anunciando o contrato de gestão para início das operações do complexo, também elevou as expectativas de que o centro vire referência de pesquisa na Região.
“Estamos colocando muitas esperanças que a gente possa de fato pesquisar a Amazônia e dela poder trazer as riquezas sustentavelmente. Isso só é possível se a gente tiver o conhecimento daquilo que nós temos na Região”, reforçou Omar.

Com informações do Portal ÚNICO.