Início » Entenda os motivos que levaram Lula a escolher Lewandowski para Ministério da Justiça
Brasil Destaque

Entenda os motivos que levaram Lula a escolher Lewandowski para Ministério da Justiça

Ricardo Stuckert

Lewandowski saiu do Supremo em 2023 e vai ocupar vaga deixada por Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, que será ministro do STF

Na semana passada, o presidente Lula (PT) anunciou a escolha do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski , para substituir Flávio Dino (que será empossado no STF) no comando do Ministério da Justiça. 

Uma escolha que gerou muitos elogios à competência do ministro por um lado, mas por outro deu munição à oposição, que se queixa da proximidade entre o STF e o governo Lula. Tais críticas eram previsíveis, mas isso não impediu o presidente de escolher Lewandowski numa “dança das cadeiras”.

Na visão do professor universitário e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Consentino, a principal razão para Lula decidir “bancar” a decisão de indicar Lewandowski é de fato a proximidade de longa data entre os dois, aliada ao perfil garantista do ex-ministro em seus anos de STF, pois “Lula precisa ter, dentro do Ministério da Justiça, alguém com [bom] trânsito junto ao Supremo Tribunal Federal”, corte que vem sendo cada vez mais politizada nos últimos anos. 

“Lewandowski é originário de São Bernardo do Campo, onde Lula fez política, inicialmente como sindicalista. Essa relação nasceu ali e se prolongou. Lula tomou seu caminho na política, e Lewandowski fez uma carreira importante como professor da Universidade de São Paulo (USP), até que foi indicado ao Supremo no primeiro mandato de Lula”, explicou o professor.