Início » Prefeitura vai distribuir água e perfurar poços em comunidades afetadas pela seca em Manaus
Destaque Manaus

Prefeitura vai distribuir água e perfurar poços em comunidades afetadas pela seca em Manaus

A entrega de alimentos também está entre as ações que beneficiarão 55 comunidades da zona rural

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na manhã desta segunda-feira (27) a distribuição de água, por meio de bombonas e garrafões, a entrega de cestas básicas e a perfuração de poços artesianos em comunidades afetadas pela pela estiagem. As ações visam beneficiar cerca de 1.400 famílias situadas na região rural da capital.

A abertura dos poços artesianos em 55 comunidades será realizada por meio de uma parceria entre a Águas de Manaus, concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, a secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a Defesa Civil do Município.

De acordo com a prefeitura, está prevista a perfuração de 20 a 30 poços, com profundidades variando entre 120 e 150 metros. Os poços terão capacidade para fornecer água durante todo o ano. O prefeito afirmou que o processo de perfuração de poços com sistemas de armazenamento e distribuição de água começará ainda esta semana.

Quanto ao fornecimento de insumos e mantimentos, David Almeida explicou que eles serão entregues por meio de balsas e outros meios de transporte aquático de menor porte, em colaboração entre as secretarias municipais de agricultura, educação e saúde. Essas medidas beneficiarão um total de 55 comunidades, sendo 32 delas localizadas na área da Bacia do Rio Negro e as restantes 17 na região do Rio Amazonas, com uma estimativa de atender 6.200 pessoas.

Interdição
A praia da Ponta Negra, na zona Oeste, foi interditada para banho por 90 dias a partir desta segunda. A interdição ocorre em razão da seca estiagem e do nível do Rio Negro que ameaça riscos para os banhistas. Em entrevista, David afirmou que a interdição ainda pode sofrer prorrogação.

Recursos federais
Na ocasião, o prefeito também anunciou a vinda do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a Manaus em breve.

“Hoje, pela manhã, recebi uma ligação do ministro Waldez Goés. Ele virá em Manaus. As nossas ações já estão acontecendo e se recursos federais forem aportados aos cofres da prefeitura, nós vamos continuar aplicando para diminuir o sofrimento destas pessoas”, disse.

Na última quinta-feira (28), Manaus se uniu a outras cidades em situação de emergência, totalizando 19 municípios nessa condição. Considerada severa, a seca deste ano atinge 60 das 62 cidades do Amazonas.