Início » ‘Ilumina Manaus Rural’: Indicação de Peixoto beneficia população de comunidades rurais de Manaus
Manaus

‘Ilumina Manaus Rural’: Indicação de Peixoto beneficia população de comunidades rurais de Manaus

O projeto tem contemplado localidades no entorno da capital e que, segundo o vereador, há anos sofriam com a falta de iluminação pública

Na tentativa de melhorar a vida dos moradores das comunidades rurais e ribeirinhas de Manaus, o vereador Peixoto (Agir) reforça, através da indicação dele, o programa “Ilumina Manaus Rural”, surgido em 2021 após indicação do parlamentar junto ao Executivo Municipal. O projeto impactou positivamente a vida e rotina de milhares de moradores.

A indicação número 53/2021, propôs a ampliação do programa “Ilumina Manaus”. Com o aceite da Prefeitura de Manaus, a área rural, atendida por rede de baixa tensão, pôde se beneficiar da utilização de parte do recurso que, segundo o vereador, foi economizado com o programa de iluminação da área urbana.

Ainda segundo Peixoto, a economia gerada com a troca de lâmpadas de sódio e vapor metálico pelas lâmpadas de LED rendeu o montante de R$500 mil, mensais, aos cofres municipais. Dinheiro esse que foi destinado a iluminar as comunidades no entorno de Manaus.

“A área rural de Manaus tem uma extensão territorial maior que a área urbana, mas não tem o mesmo destaque. Ao ter conhecimento desse valor que o município teria disponível, tratei de pensar em uma forma de reverter esse dinheiro em investimento a essas comunidades. Com o projeto, onde existe rede de baixa tensão, nós solicitamos a instalação da iluminação a LED” explica o parlamentar.

“Essa atitude que pode ser comum para muitos, foi uma enorme evolução aos moradores de comunidades rurais. Além de gerar uma boa economia ao município, o programa trouxe muitos benefícios, como a segurança e a qualidade de vida”, frisa.

Cerca de 20 comunidades já foram beneficiadas com o “Ilumina Manaus Rural”. O programa pioneiro deu a chance a milhares de ribeirinhos de transformarem suas rotinas.

“Antes esses moradores tinham hora para finalizar o dia, que era logo ao entardecer. Com a iluminação de LED, eles já não ficam reféns da luz solar para ter o direito de ir e vir. Agora podem ir às igrejas, ir à casa de parentes ou praticar atividades externas sem preocupação em como voltar para casa, pois sabem que terão um caminho iluminado”, destaca o vereador.

Peixoto lembra que para a realização do “Ilumina Manaus Rural”, contou com a parceria da Prefeitura de Manaus, que acatou a indicação.

“Fui o autor da indicação, mas sem o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Marcos Rotta esse sonho não seria possível. Há anos estas comunidades foram esquecidas pelo Poder Público e a atual gestão municipal veio com a mesma visão que a minha, de fazer a diferença para transformar Manaus em uma cidade ainda melhor”, afirma Peixoto.