Início » Empresas da indústria da transformação reduzem investimento
Notícias Corporativas

Empresas da indústria da transformação reduzem investimento

De acordo com a pesquisa, em 2023, 68% dessas empresas indicam ter planos de investimento, uma queda em relação a 2022 (75%) e 2021 (82%)

Em estudo publicado pelo portal da indústria, chamado Investimentos na Indústria 2022-2023, foi apontado que, pelo terceiro ano consecutivo, grandes empresas da indústria de transformação registram uma redução no percentual de investimento planejado para o ano seguinte. De acordo com a pesquisa, em 2023, 68% dessas empresas indicam ter planos de investimento, uma queda em relação a 2022 (75%) e 2021 (82%). Ainda segundo a pesquisa, a maioria das empresas destaca a melhoria do processo produtivo como o principal objetivo de seus investimentos, representando cerca de 38% dos planos, destas empresas, para 2023.

O relatório, que pode ser examinado no portal da indústria, comparou os investimentos realizados em 2022 com os de 2021, revelando um aumento no percentual de empresas que efetivamente investiram, passando de 79% para 85%. No entanto, observando os resultados, houve uma diminuição na proporção de empresas que conseguiram realizar os investimentos conforme o planejado, caindo de 62% para 50%. 

O relatório apresenta os motivos e obstáculos mais citados com relação a investimentos. Entre eles estão as incertezas sobre a economia brasileira e o aumento dos custos dos insumos, que, conforme apontado no documento, comprometeram os recursos disponíveis para investimentos.

A pesquisa destaca que, embora 85% das grandes empresas tenham afirmado ter realizado investimentos em 2022, apenas metade delas conseguiu concretizar os planos conforme o inicialmente planejado. Essa discrepância é, segundo o relatório, atribuída às incertezas econômicas e aos custos dos insumos, que influenciaram as decisões de investimento. O relatório ainda aponta que desde 2014, o percentual alcançado em 2022, não superava a marca dos 80%.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que é evidente a influência das incertezas econômicas e do aumento dos custos dos insumos nas decisões de investimento das grandes empresas da indústria de transformação, conforme apontado no relatório. “A redução pelo terceiro ano consecutivo no percentual de investimento planejado reflete a cautela do setor. Contudo, a superação desses desafios requer uma abordagem estratégica e adaptativa para garantir o sucesso na concretização dos planos estabelecidos”.

Ainda sobre o relatório divulgado, que pode ser verificado através do link no início da matéria, foi apontado que o foco dos investimentos concentrou-se em máquinas e equipamentos, abrangendo a aquisição, manutenção e atualização desses ativos. Ao analisar o documento, nota-se que essa escolha estratégica revela a importância atribuída pelas empresas à modernização e eficiência operacional. A tendência indica que, segundo o estudo, apesar das incertezas e desafios, as empresas buscam fortalecer suas capacidades produtivas por meio de investimentos direcionados para equipamentos essenciais à sua operação.