Início » “Peixe no Prato Solidário” atende mais de 1,5 mil famílias em Autazes
Amazonas Destaque

“Peixe no Prato Solidário” atende mais de 1,5 mil famílias em Autazes

Governo do Amazonas distribui quatro toneladas de tambaqui às famílias em situação de vulnerabilidade, nesta sexta-feira (03/03)

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou, nesta sexta-feira (03/03), a primeira edição do programa ‘Peixe no Prato Solidário’ de 2023, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Ao todo, foram distribuídas cerca de 4 toneladas de pescado à população em situação de vulnerabilidade social e econômica do município, que completa 67 anos de fundação.

A ação ocorreu no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Bello e atendeu mais de 1,5 mil famílias.

A presidente da ADS, Michelle Bessa, explica que o “Peixe no Prato Solidário” foi criado durante a pandemia de Covid-19 e integra o Programa de Assistência Familiar (PAF). A iniciativa deu certo e o Governo dará continuidade em 2023. “No ano passado, foram 125 mil famílias beneficiadas em 30 municípios. Agora, temos a primeira edição deste ano realizada em Autazes, atendendo uma solicitação do município para fornecer o pescado à essas famílias”, disse. 

O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, destacou a importância da parceria com Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, para a execução do programa durante as comemorações de aniversário da cidade. “São quatro toneladas de pescado novinho, bonito, que estão sendo entregues às famílias assistidas pela secretaria de Assistência Social. A nossa gratidão total ao Governo do Estado do Amazonas pelo município de Autazes”, contou.

O aposentado Francisco Mendonça, de 70 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local de distribuição do pescado. Ele quis garantir a caldeirada de tambaqui do fim de semana e disse que vai preparar o peixe com pimenta e limão. “É bom para todos nós, para as famílias carentes, poder ter o peixe na mesa, o pão de cada dia. Saco seco não segura em pé”, disse.

Despesca

A equipe técnica da ADS acompanhou a despesca de peixes nesta quinta-feira (02/03), junto aos piscicultores do município Careiro Castanho, no quilômetro 75, da BR-319. Além de incentivar o consumo do pescado, a ação também beneficia esses trabalhadores.   

A aquisição do pescado é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O pescado distribuído por meio do programa possui boas práticas de manejo e controle sanitário, oferecendo à população um peixe saudável e com valor nutricional completo.

“O programa tem uma importância muito grande, porque a gente completa, com a distribuição, um ciclo virtuoso das atividades que a ADS participa. Esse peixe foi despescado ontem, então está extremamente novo, fresquinho para ser distribuído à população de Autazes”, salientou o diretor técnico da ADS, Leandro Goes.

Sobre o PAF

Gerido pela ADS, o PAF possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar e a piscicultura. O Governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar.

Com informações da assessoria.