Início » Prefeito destaca ampliação na área da saúde com a construção de novas USFs porte 4 na zona Oeste
Manaus

Prefeito destaca ampliação na área da saúde com a construção de novas USFs porte 4 na zona Oeste

O prefeito de Manaus, David Almeida realizou uma vistoria em duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs) de grande porte, em construção na zona Oeste da capital amazonense. As estruturas integram a rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Uma das estruturas, localizada no bairro Parque das Tribos, vai contar com consultórios médicos e  odontológicos, novos equipamentos, sala de esterilização, farmácia, entre outros departamentos. Segundo o prefeito, a unidade busca ampliar os serviços nas áreas de maior vazio assistencial em Manaus, visto que a cidade já deu um salto na cobertura da Atenção Básica, saindo de 47%, registrados em 2021, para 82%, em 2023.

“Aqui no Parque das Tribos não existia nenhuma estrutura de UBS instalada, porque, na verdade, na zona Oeste, nós tínhamos as áreas com maiores vazios assistenciais. Quando assumimos a prefeitura em 2021, nós tínhamos 47% da nossa cidade com cobertura de saúde básica. Com a inauguração dessa unidade e das demais estruturas que estamos entregando, hoje, já temos 82% de cobertura na cidade de Manaus”, afirmou Almeida.

A USF está em fase final de conclusão, com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. “Essa unidade vem se somar às outras que estamos entregando, formando a estrutura da Atenção Primária na cidade de Manaus. Será uma unidade de 1,2 mil metros quadrados, onde não existia a Atenção Primária. Então, é a transformação da vida das pessoas naquilo que concerne a Atenção Básica, que é a atribuição da Prefeitura de Manaus”, completou o chefe do Executivo municipal.

Ainda na zona Oeste, no bairro Tarumã, as obras da USF Lindalva Damasceno seguem em ritmo acelerado. A unidade, que precisou ser demolida, está sendo totalmente reconstruída, com a troca de pisos, paredes reformadas, pintadas e novos equipamentos. O espaço também será entregue este ano.