Início » Venezuela e Guiana fazem acordo de não usar força
Destaque Geral

Venezuela e Guiana fazem acordo de não usar força

Os dois países acertaram que não vão fazer confronto direto ou indireto em nenhuma circunstância pela região de Essequibo

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, firmaram uma declaração conjunta, comprometendo-se a evitar o uso da força em qualquer circunstância, inclusive diante de controvérsias fronteiriças. O acordo destaca a disposição de ambos os países em evitar conflitos, buscando soluções através de diálogos e mediação internacional.

A reunião, realizada na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, contou com a mediação de instituições como a Celac, a Caricom e representantes do Brasil. O compromisso inclui a resolução de controvérsias conforme as leis internacionais, com destaque para o Acordo de Genebra de 1966.

Apesar da divergência sobre a legitimidade da Corte Internacional de Justiça (ICJ) para resolver disputas fronteiriças, ambos os países concordaram em buscar a resolução pacífica de desacordos. A próxima reunião está agendada para ocorrer no Brasil dentro de três meses.

O diálogo, marcado por respeito e verdade, foi elogiado por Maduro, que destacou a importância de um entendimento na América Latina e no Caribe. Ali expressou gratidão aos líderes envolvidos, incluindo Caricom, Celac, Brasil e Nações Unidas.

Após uma recente consulta popular na Venezuela, onde se aprovou a incorporação de Essequibo, a tensão entre os países aumentou. O governo brasileiro reforçou as tropas em Roraima, defendendo a resolução da controvérsia por meio de diálogos mediados.