Início » Bancos brasileiros estão modernizando serviços de core banking e serviços de pagamento
Notícias Corporativas

Bancos brasileiros estão modernizando serviços de core banking e serviços de pagamento

Novos serviços digitais, como Pix e Open Finance, visam tornar o mercado bancário brasileiro mais competitivo e mais inclusivo, afirma relatório ISG Provider Lens™

Os bancos no Brasil estão optando por plataformas bancárias e de pagamento mais responsivas para evitar a crescente concorrência no mercado, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), um empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Banking Services para o Brasil conclui que a crescente concorrência das fintechs levou os bancos históricos do Brasil a se concentrarem em tecnologias que irão melhorar seus processos, modelos de negócios e experiência do cliente (CX). Os bancos estão se modernizando, migrando os sistemas legados para a nuvem para ganhar agilidade e flexibilidade e para melhor satisfazer as necessidades dos seus clientes, afirma o ISG.

“O ecossistema bancário está se tornando mais robusto no Brasil, com uma crescente profundidade e variedade de serviços”, disse Owen Wheatley, sócio-líder do ISG Banking and Financial Services. “Para permanecerem flexíveis e competitivos, os bancos estão recorrendo a um ecossistema composto por uma rede complexa de integradores de sistemas e plataformas, prestadores de serviços e fornecedores de software.”

O Banco Central do Brasil está promovendo a democratização e a inovação de produtos e serviços bancários, afirma o relatório do ISG. Dois dos principais novos serviços são Pix e Open Finance.

Introduzido em 2020, o Pix é uma infraestrutura aberta de pagamentos instantâneos, uma plataforma neutra que oferece aos usuários amplo acesso ao ecossistema bancário em igualdade de condições, resultando em maior concorrência no mercado, afirma o relatório. Segundo relatório do ISG, o Pix rapidamente se tornou o principal meio de pagamento entre os brasileiros. Os prestadores de serviços desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento das funcionalidades do Pix, construindo as integrações necessárias para executar transações dentro do tempo de resposta estabelecido e implementando mecanismos de segurança robustos, afirma o ISG.

O Open Finance é um modelo de partilha de informação financeira autorizada pelos clientes entre instituições e visa tornar o mercado financeiro mais aberto e acessível, afirma o relatório do ISG. O objetivo é aumentar a concorrência entre as instituições participantes, permitindo-lhes oferecer produtos e serviços aos clientes dos seus concorrentes. De acordo com o relatório do ISG, um dos benefícios periféricos do Open Finance é que se espera que ele melhore a CX geral ao usar produtos e serviços financeiros. Embora o Pix seja facilmente compreensível e traga benefícios concretos imediatos, o valor do Open Finance é menos óbvio e requer um esforço coletivo dos agentes envolvidos para explicar melhor as suas vantagens e torná-lo menos abstrato, afirma o ISG.

“À medida que o Open Finance ganha força, o ambiente bancário no Brasil deve se tornar ainda mais competitivo”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Será esperado que os bancos líderes se reinventem constantemente, incorporando novas tecnologias e oferecendo um serviço cada vez mais personalizado e diferenciado.”

O relatório também examina os planos do Banco Central do Brasil para lançar sua própria moeda digital, conhecida como Drex.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Banking Services para o Brasil avalia as capacidades de 30 fornecedores em três quadrantes: Core Banking Technology and Integration Services, Payment Modernization Technology Services e Banking Business Process as a Service.

O relatório nomeia Accenture como Líder em todos os três quadrantes, enquanto Capgemini, Compass UOL, Stefanini e TIVIT são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. Atento, Eviden e Teleperformance são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a CI&T é nomeada Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Banking Services para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE