Início » Amazonas registra queda de 55% no desmatamento da floresta
Meio Ambiente

Amazonas registra queda de 55% no desmatamento da floresta

Áreas sob gestão do Estado foram responsáveis por apenas 7,14% dos alertas, segundo dados do Inpe

De acordo com dados do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado do Amazonas apresentou uma redução de 55% na quantidade de alertas de desmatamento durante o primeiro semestre de 2023. No período de janeiro a junho deste ano, foram registrados 553,41 km² de alertas, em comparação com os 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022.

Dos alertas totais, 39,12 km² (7,14%) ocorreram em áreas de gestão direta do estado, representando uma diminuição de 32% em relação ao ano anterior. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, atribui esse resultado positivo a um trabalho conjunto e coordenado entre as instituições envolvidas.

“Esse balanço positivo é fruto de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal, tanto para coibir a ilegalidade como para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável no Amazonas”, ressaltou.

Na segmentação das áreas estaduais, as Unidades de Conservação administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentaram um total de 4,13 km² em alertas, enquanto as glebas estaduais foram responsáveis por 34,99 km². O restante dos avisos de desmatamento ocorreu em áreas não mapeadas.

Ao considerar apenas o mês de junho de 2023, o Amazonas registrou um total de 129,29 km² em alertas, o que representa uma redução de 68% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 400,63 km².

Com base nos dados atuais, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de alertas de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal.

Combate às queimadas

No dia 6 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou sobre o envio de uma equipe militar para a primeira fase da Operação Aceiro 2023. O objetivo dessa operação é combater os focos de incêndios florestais na região sul do estado.

Serão enviados 74 bombeiros militares e 10 veículos, divididos em equipes de combate, para os municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, que estão localizados na área conhecida como “arco do fogo”.

A maior parte das áreas onde os focos de calor foram detectados no Amazonas são terras de responsabilidade do Governo Federal. Portanto, o Governo do Amazonas receberá apoio de bombeiros da Força Nacional para auxiliar no combate a esses locais.

A Operação Aceiro 2023 é parte da Operação Tamoiotatá 3, que está em andamento desde março deste ano e tem como foco a repressão aos crimes ambientais, principalmente na região sul do Amazonas. O plano de ação inclui agentes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), brigadistas civis, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

O PODER