Início » Evento “Praia Inclusiva” reuniu 90 PCDs na cidade do Guarujá
Notícias Corporativas

Evento “Praia Inclusiva” reuniu 90 PCDs na cidade do Guarujá

O evento realizado na cidade de Guarujá no litoral paulista recebeu 230 visitantes de Americana/SP. Organizado pelo Instituto Pernas da Alegria para 90 PCDs acompanhados das famílias na Praia do Guaiúba, o "Dia de Praia Inclusiva" contou com os equipamentos esportivos adaptados da Refresh Brasil e apoio da Secretaria de Esportes de Guarujá/SP com cobertura exclusiva em rede nacional do programa Tarde ISTV com a atriz de cinema Cris Lopes.

A delegação organizada pelo Instituto Pernas da Alegria, liderado por Lilica Amâncio, um grupo de voluntários de Americana/SP, dedicado a crianças e adolescentes com deficiência, levou 230 pessoas à praia para terem a oportunidade de conhecer o mar e desfrutar de esportes adaptados com o uso de cadeiras anfíbias, poltronas aquáticas, pranchas adaptadas e muitos outros equipamentos que tornaram o dia na praia completamente inclusivo aos visitantes. 

As atividades foram voltadas aos cadeirantes, downs, autistas, cegos e surdos. O grupo participou de várias atividades, dentre elas, passeio de caiaque, aulas de surf adaptado, banho de mar com cadeiras anfíbias, vôlei e brincadeiras com bolas.

O evento contou com o apoio da Refresh Brazil e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da cidade do Guarujá/SP, com a presença do Secretário de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, que acompanhou o grupo nas atividades esportivas e atuou como monitor, juntamente com o Presidente da Refresh Brazil, Armando Fantini, conhecido como “Professor Pardal”, por ser um inventor especializado no desenvolvimento de equipamentos aquáticos adaptados.

“Não é todo dia que temos a oportunidade de desenvolver ações diferenciadas para cadeirantes, dows, autistas, cegos e surdos, portanto, a participação dos monitores da Secretaria de Esporte, e os equipamentos disponibilizados pela mesma, foram preponderantes para o sucesso das atividades”, explicou Lilica.

“Contagiante a alegria desses jovens e adolescentes. Foi prazeroso recebê-los em nossa cidade. A inclusão tem uma atenção especial nesta gestão, e desta forma não poderíamos deixar de atender ao pedido do Instituto. Pelo que presenciei, tenho certeza de que se divertiram bastante”, comentou Galvão.

Para dar voz a ações inclusivas de acessibilidade em todo o país, a ação contou com o apoio da atriz internacional de cinema Cris Lopes que desenvolveu a campanha de TV: “Lazer, direito de todos” que divulgou o evento “Dia de Praia Inclusiva” com entrevistas exclusivas em rede nacional no programa TARDE ISTV com Cris Lopes na última terça-feira (24/10).