Início » Policlínica Codajás realiza reunião com núcleo de segurança do paciente para melhor atender usuários do SUS
Amazonas Saúde

Policlínica Codajás realiza reunião com núcleo de segurança do paciente para melhor atender usuários do SUS

Coordenadores acessaram as principais ações feitas nos setores, as quais servem para promover iniciativas de segurança aos pacientes

Coordenadores acessaram as principais ações feitas nos setores, as quais servem para promover iniciativas de segurança aos pacientes

Com objetivo de melhorar os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Policlínica Codajás realizou na quarta-feira (08/02), uma reunião com o Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Comissão. 

Durante o evento, os coordenadores tiveram acesso às principais ações feitas nos setores, durante o mês de janeiro. Essas ações serviram para promover iniciativas de segurança aos pacientes, colaborando também com a organização e gestão dos serviços oferecidos. 

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destacou a importância de, além de executar os cuidados, também ouvir as demandas dos servidores. “Peço a eles que continuem nos demandando, informando, cobrando e pedindo o que for preciso para melhorar os serviços nos setores, para melhorar nosso SUS, tanto para os usuários, quanto para a segurança deles. Só assim seguiremos uma gestão dedicada e coletiva em saúde para todos”, ressaltou. 

No ano de 2022 foram realizadas reuniões, simpósios, implantação de rotinas para serviços de higienização da unidade, treinamentos, capacitações, verificação de limpezas, melhorias na limpeza externa, gerenciamento de resíduos, criação de rota de coletas e descarte de lixo, avaliação contínua e gerenciamento de resíduos nos setores da unidade. Os treinamentos e atividades foram voltados para cumprimento de metas determinadas pelo Ministério da Saúde. Entre elas higienização das mãos, identificação segura, medicação segura, comunicação entre os setores, prevenção de quedas, cirurgia segura.  

Ao final da reunião, os participantes receberam um formulário de notificação de incidentes adversos para uso nos setores, conforme for necessário. Por meio dessa notificação é possível identificar problemáticas para melhorar o serviço realizado.