Início » Edital do Governo do Estado para doação de máquinas de vassoura tem credenciamento aberto
Amazonas Destaque Economia

Edital do Governo do Estado para doação de máquinas de vassoura tem credenciamento aberto

Iniciativa visa estimular fabricação do utensílio no Amazonas

Iniciativa visa estimular fabricação do utensílio no Amazonas

O Governo do Estado está com edital aberto para credenciamento de produtores e organizações rurais interessados em adquirir, por meio de doação onerosa, máquinas para fabricação de vassouras. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que inicialmente previa a doação de 100 maquinários, está com 70 unidades do equipamento em estoque.

O maquinário está disponível para extrativistas ou fabricantes de vassouras de todo o estado, credenciados como produtores rurais, até 18 de maio de 2023.

O edital tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico por meio da ampliação e incentivo aos pequenos produtores, com a geração de mais emprego e renda no setor, aumentando a produção da vassoura para a comercialização. Além disso, visa ampliar a oportunidade de negócios sustentáveis, consolidando e fortalecendo a cadeia produtiva das fibras naturais e vegetais no estado.

Produtores individuais ou vinculados à associações e cooperativas podem aderir ao edital, desde que possuam a carteira de produtor rural reconhecida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A forma de disponibilidade dos equipamentos aos produtores e organizações rurais extrativistas ocorre por meio de doação onerosa, custeada pela ADS em subsídio de 80% do valor adquirido, ficando os 20% do valor restante a título de contrapartida do interessado. Os interessados podem conferir o edital na íntegra por meio do site da ADS, no endereço www.ads.am.gov.br.

As ações de fortalecimento do setor envolvem o pagamento da subvenção para extrativistas. “O incentivo é resultado do pagamento da subvenção da fibra, cuja proposta valoriza a piaçava, ampliando a geração de emprego e renda para produtores do interior”, explicou Jardel Luzeiro, chefe de departamento de negócios florestais.

As máquinas para fabricação de vassouras são produzidas em Manaus e patenteadas pela fábrica Amazon Limpa. Os equipamentos fazem a junção das fibras (piaçava, cipó-titica ou garrafa pet), considerados instrumentos de fácil manuseio para os produtores e empresários.

“Os maquinários não utilizam energia elétrica, podendo funcionar em qualquer município, ramais ou sítios. Para o produtor, os benefícios são grandes, pois ele não precisará sair do local onde extrai, de forma sustentável, a piaçava ou cipó-titica para fazer a produção da vassoura, contribuindo para que essa produção cresça e gere renda para os extrativistas”, salientou Jardel.

Balanço

Em 2022, o Governo do Estado efetuou o pagamento da subvenção da piaçava a extrativistas inseridos no plano de apoio aos produtores de fibras do Amazonas. O pagamento da subvenção econômica de piaçava totalizou R$ 486 mil, beneficiando 161 trabalhadores ligados à Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro (Coopiacamarin).

Pela subvenção, além do valor pelo qual o produtor de piaçava comercializa seu produto no mercado, ele também recebe, em cumprimento ao Decreto Governamental nº 43.852, de 11 de maio de 2021, a subvenção equivalente a R$ 0,50 por quilo do produto vendido. Neste ano, o volume comercializado foi de 972 mil quilos. A política de benefício é executada pela ADS.