Início » Parceria deve levar inversores fotovoltaicos a todo o Brasil
Notícias Corporativas

Parceria deve levar inversores fotovoltaicos a todo o Brasil

O acordo entre a Sofar e a BelEnergy visa a distribuição, a nível nacional, da linha completa de inversores fotovoltaicos da fabricante; Brasil já detém 10% dos empregos “verdes”

A Sofar, fornecedora global de soluções solares fotovoltaicas e de armazenamento de energia, fechou uma parceria com a BelEnergy, empresa que atua com a distribuição de equipamentos fotovoltaicos. A parceria visa distribuir a linha completa de inversores fotovoltaicos da fabricante a nível nacional.

Segundo Eduardo Fróes, diretor de vendas da Sofar no Brasil, o acordo também tem como objetivo contribuir com o movimento de transformação da matriz energética verde que o mercado de geração distribuída vem proporcionando nos últimos anos.

O país já detém 10% dos empregos “verdes” no mundo, conforme cálculo da Irena (Agência Internacional para as Energias Renováveis, em português), divulgado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

O crescimento desse mercado, sobretudo centrado nas energias renováveis, pode gerar mais 2 milhões de vagas nos próximos cinco anos, segundo projeções do estudo “Plano Nordeste Potência”, também difundido pela Absolar. A análise foi realizada pelo Centro Brasil no Clima, em parceria com o Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Clima Info.

Investimento em novas tecnologias

Segundo Fróes, os produtos desenvolvidos e distribuídos a partir da parceria firmada correspondem às linhas comerciais e residenciais, com os inversores de 3 a 100 kW (380 V), e à de trifásicos Low Voltage G4 – que conta com potências de até 75 kW (220 V).

O objetivo, de acordo com o diretor da Sofar, é apresentar inovações tecnológicas como AFCI embarcado, corrente de operação de 20 A por entrada, suportando painéis de até 700 W de última geração, proteção DPS tipo II e proteção C5 integrada, que atua contra corrosão em ambientes insalubres.

Por meio da BelEnergy, Fróes afirma que os clientes finais poderão ter acesso às soluções da Sofar que são adaptadas às redes elétricas locais, bem como ao clima tropical brasileiro. “A empresa tem operações no país desde 2017 e já conta com mais de 250 mil plantas solares rodando, a nível nacional, e um time de pós-vendas no Brasil desde 2018”, diz.

Estratégia logística

Segundo Fróes, a BelEnergy deve colaborar para os planos de expansão da empresa com o seu know-how logístico. “A presença de mercado da BelEnergy, com destaque na região Sudeste, torna-se estratégico para a Sofar, que lançou recentemente a linha de trifásicos G4 Low Voltage com potências até 75 kW”, explica.

Fróes também destaca que a nova linha pode atender a integradores e clientes finais que procuram por inversores capazes de se conectar diretamente às redes elétricas trifásicas de 220 V, amplamente encontradas no Sudeste.

Gustavo Tegon, diretor institucional da BelEnergy, observa que a companhia, por sua vez, conta com o avanço tecnológico da Sofar para continuar atendendo aos clientes. “A parceria com a Sofar chega para somar à trajetória do grupo, que tem mais de quarenta anos de atuação no mercado brasileiro”, diz Tegon.

Para mais informações, basta acessar: https://br.sofarsolar.com/