Início » Lula chega à Arábia Saudita para apresentar projetos de investimento
Política

Lula chega à Arábia Saudita para apresentar projetos de investimento

Ricardo Stuckert. Reprodução: Instagram

O presidente foi recebido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Em seguida, viaja para o Catar onde pretende ampliar relações entre os dois países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Riade, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (28), para uma reunião com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que atua como chefe de Estado. O encontro inclui também agendas com empresários brasileiros e sauditas, visando apresentar projetos de investimento no Brasil e fortalecer relações comerciais nos setores de energia, agricultura e indústria, além de abordar os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura. A expectativa é de incremento nos investimentos sauditas no Brasil, com a possibilidade de um aumento significativo nos próximos anos.

Após a agenda na Arábia Saudita, Lula seguirá para Doha, no Catar, onde terá encontros políticos e empresariais para aprofundar e diversificar a relação bilateral. Além disso, o presidente abordará a situação entre Israel e o grupo Hamas, buscando diálogo e negociações.

As atividades no Catar estão programadas para quinta-feira (30). A comitiva presidencial, posteriormente, desembarcará em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). A COP 28 abordará a implementação do Acordo de Paris, com o Brasil endossando o compromisso de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Apesar de a COP 28 seguir até 12 de dezembro, Lula antecipará sua saída dos Emirados Árabes em 2 de dezembro. Em seguida, parte da comitiva presidencial viajará à Alemanha, onde Lula se encontrará com o presidente Frank-Walter Steinmeier e o primeiro-ministro Olaf Scholz. A Alemanha, como defensora do acordo Mercosul-União Europeia, é também uma das maiores fontes de investimentos no Brasil.