Início » Lula se reúne com ministros do STF após crise pela aprovação de PEC
Destaque Política

Lula se reúne com ministros do STF após crise pela aprovação de PEC

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta quinta-feira (23), com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada. Participaram da conversa os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, junto com o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.

O encontro foi visto como um gesto de Lula em direção ao Supremo após a aprovação, pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que restringe as decisões individuais de ministros do tribunal. A PEC proíbe decisões monocráticas que suspendam leis e atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado, contando com o apoio de governistas para avançar no Congresso.

O líder do governo na Casa, senador Jacques Wagner (PT), votou a favor da proposta, destacando que o apoio foi uma decisão pessoal e não relacionada ao Planalto. Na reunião com os ministros, o presidente deixou claro que não há tensão nem tentativa de interferência no Supremo.

O Planalto expressou interesse em avançar em pautas econômicas no STF, como o pedido para destravar o pagamento de estoque de precatórios, estimado em R$ 95 milhões por crédito extraordinário.