Início » Mais de 50% das empresas optam por sistemas integrados de RH
Notícias Corporativas

Mais de 50% das empresas optam por sistemas integrados de RH

Parceria entre Propay e Unico possibilita que 57% do total de integrações de sistemas inclua a digitalização total de RH. Aquecimento da implementação digital nas empresas brasileiras impulsiona também o setor de Recursos Humanos.

A alta demanda por soluções tecnológicas revolucionou a forma como todos os setores lidam com a gestão de processos. Para o RH das empresas, o movimento não é diferente. A necessidade de um ecossistema de soluções integradas para o gerenciamento de recursos humanos é uma das principais tendências do mercado.

Esse movimento pode ser notado por meio da parceria entre a Propay, integradora de soluções tecnológicas para RH e a Unico, empresa especializada em soluções de identidade digital. A procura pela digitalização total do RH das empresas, ofertado por meio do Unico People,  tecnologia incorporada à cartela de serviços da Propay, já representa 57% do total de integrações desenvolvidas em 2023.

Tecnologia para otimizar a gestão de pessoas  

Entre os principais diferenciais da tecnologia que garante uma gestão de Recursos Humanos 100% digital, destaca-se a possibilidade de fazer admissões em até 20 minutos, assinar eletronicamente arquivos, OCR e análise humana para validar mais de 400 tipos de documentos, além da disponibilização de módulos de benefícios personalizáveis para admissão. 

‘’Acreditamos e defendemos que a gestão de RH deve ser cada vez mais fluída e tecnológica. Essa parceria tem um grande potencial para ambos os lados e já conta com números que comprovam isso. A união dos nossos serviços garante muito mais capilaridade geográfica e força comercial’’, ressalta Leandro Bonetti, presidente da Propay.

De acordo com a sondagem ‘’Transformação Digital nas Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice de digitalização entre empresas brasileiras, que varia de 0 a 200, somou 120,7 pontos no segundo trimestre, alta de 2,8 pontos, em relação ao primeiro trimestre de 2023. A elevação demonstra um cenário promissor para os serviços que baseiam seu core business em tecnologia e inovação.

‘’As boas práticas e facilidades disponibilizadas por essas tecnologias demonstram-se muito mais práticas e efetivas do que a gestão feita nos moldes tradicionais. Por isso, continuamos vendo cada vez mais empresas migrando para a gestão de RH 100% digital. A tendência é que esse movimento ganhe ainda mais força nos próximos anos’’, explica Dayse Araújo, gerente de canais e parcerias da Unico.   

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Para além das facilidades que a digitalização garante, a adesão dessas tecnologias impulsionam a sustentabilidade, responsabilidade ambiental e economia, já que excluem a necessidade de uso de papel. Considerando somente esse tipo de insumo, em média 3% do lucro das empresas são direcionados para a compra de papel, isso porque segundo a consultoria Gartner, cada funcionário gasta cerca de 10 mil folhas por ano. Outro dado preocupante, é que 50% do desperdício das empresas está relacionado ao descarte de papéis. 

‘’Sustentabilidade, integração de sistemas, dinamismo e economia são valores indispensáveis para a era em que vivemos. O aumento percentual de procura por esses serviços demonstra que as empresas estão trilhando um caminho positivo para o gerenciamento e sustentabilidade de seus negócios’’, finaliza o presidente da Propay.