Início » FVS-RCP recebe doação de 400 livros para combate e prevenção contra abuso sexual de crianças e adolescentes
Saúde

FVS-RCP recebe doação de 400 livros para combate e prevenção contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Livro “Pipo e Fifi”, de Carolina Arcari, aborda a autoproteção contra a violência sexual na infância

Para fortalecer as estratégias de combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (20/07), 400 exemplares do livro “Pipo e Fifi ensinando proteção contra a violência sexual”.

A obra foi escrita pela pedagoga e mestre em educação sexual pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Caroline Arcari. O livro tem como objetivo ensinar conceitos básicos sobre o corpo (partes íntimas), sentimentos, convivência, trocas afetivas e consentimento, bem como oportuniza o aprendizado acerca das diferenças entre toques de amor e toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, agradeceu a doação e enfatizou a importância do livro ser ferramenta na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Enquanto instituição, agradecemos os exemplares doados pela autora e reforçamos o nosso compromisso em traçar estratégias para prevenir os abusos sexuais”, afirma.

Os livros foram entregues à coordenação de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), integrante da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (GVDANT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) na FVS-RCP. Os exemplares serão utilizados em ações educativas promovidas pelo departamento com o intuito de cumprir com o papel na prevenção da violência sexual e da promoção da saúde das crianças e adolescentes do Amazonas.

Cassandra Torres, coordenadora da Viva, no GVDANT da FVS-RCP, ressalta o auxílio que o material recebido irá proporcionar para o trabalho. “O livro é muito didático, um trabalho muito bonito que cumpre de forma simples e descomplicada o seu propósito. Então, a FVS-RCP fica muito feliz com essa doação da autora, porque ela permitirá que a gente realize nosso trabalho no eixo da prevenção como a mediação de um material de excelência” disse.

Ainda segundo a técnica, o conteúdo do livro também reforça o papel dos cuidadores de crianças e adolescentes. “É primordial que os cuidadores das crianças tenham contato com esse conteúdo, porque é preciso que sejam instrumentalizados para ensinar a autoproteção com segurança, tranquilidade e de forma responsável. Os adultos precisam se apropriar desses conteúdos. Não podemos seguir colocando toda a responsabilidade pela proteção nas próprias crianças”, completa Cassandra.

Rede de proteção

Além da FVS-RCP, estão envolvidos na rede de proteção, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus (CMDCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas (CEDCA), SES-AM, Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A rede de proteção conta também com apoio de órgãos vinculados a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) como a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Civil do Amazonas, além do auxílio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Com informações da assessoria.