Início » FCecon oferece tratamento altamente especializado para cânceres ortopédicos
Amazonas Saúde

FCecon oferece tratamento altamente especializado para cânceres ortopédicos

De janeiro a outubro deste ano, a unidade hospitalar realizou 173 cirurgias ortopédicas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), oferece tratamentos complexos e especializados para os cânceres ósseos e musculares, com uma equipe multiprofissional especializada. Em 2023, de janeiro a outubro, a instituição realizou 173 cirurgias ortopédicas. 

As cirurgias ortopédicas são procedimentos de pequeno, médio e grande porte, que envolvem as colocações de próteses, ressecção de tumores e amputações. O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção para os cânceres ósseos e musculares, seguido do tratamento quimioterápico, cirurgias e radioterapia.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista da FCecon, Rodrigo Polo, existem mais de 30 tipos de tumores ósseos e musculares, entre benignos e malignos. A maioria, segundo ele, é benigno, sendo classificados como latentes, ativos e agressivos.

“Os tumores latentes são descobertos por acaso. Uma pessoa pode passar a vida toda e não ter o diagnóstico. Os tumores ativos doem e podem ser descobertos na segunda década de vida. Mas, pelo outro lado, os tumores benignos agressivos podem se espalhar pelo organismo – metástase –, devido ao comportamento agressivo, dificultando a cirurgia”, explica Polo. 

Faixa etária

Diferentemente de outros tipos de cânceres, os ósseos e musculares podem ser diagnosticados em qualquer fase da vida. O médico alerta que não há uma faixa etária específica para o diagnóstico, por exemplo, como é comum com os cânceres de próstata – 55 anos – e de mama – 50 a 69 anos –, com suas exceções.

Segundo o médico especialista, os tumores malignos primários – ósseo sarcoma, sarcoma de Ewing – são diagnosticados na segunda década de vida, entre 10 aos 25 anos, não sendo comuns abaixo dessa faixa etária. 

Diagnóstico

Geralmente os principais sintomas dos tumores ósseos são a dor e o aumento de volume local. Tumores localizados nos joelhos, por exemplo, podem dar sintomas precoces, pois o joelho é uma articulação bastante usada e fácil de ser examinada. Ao mesmo tempo, não deve-se confundir essas dores com as causadas por contusão ou entorse. Para isso, é necessário o exame de raio-X, e caso ocorra dúvidas ou suspeitas para lesão tumoral, exames mais aprofundados como tomografia ou ressonância.

Mito

O médico especialista frisa que é mito que um baque causa câncer, contudo os pais precisam ficar atentos às quedas ou hematomas em adolescentes. Caso haja um tumor não diagnosticado, há a possibilidade de romper a parede do tumor, fazendo-o crescer.

Sintomas

O principal sintoma é a dor e aumento de volume local, sendo as mãos, os joelhos e os pés os locais de mais fácil detecção. Diferentemente, de um tumor localizado na região da bacia, que cresce internamente, não sendo possível apalpar, e demoram para dar um sinal.

Tratamento

O médico especialista destaca que o tratamento para os tumores ósseos primários é a quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Em caso de tumores que se espalharam pelo corpo, o paciente terá o tratamento para o tumor primário e os secundários identificados.

Exame patológico

É possível saber quando um tumor é primário ou secundário por meio do exame patológico, que identifica que o tecido encontrado no joelho, na realidade, é o tecido da mama, por exemplo. Por isso, é comum um paciente obter a cura de um tumor e desenvolver outro em uma região diferente do corpo.

“O médico oncologista precisa saber se o tumor é primário ou secundário, bem como a localização porque para cada tipo de tumor, exige-se um tratamento diferente. Os cânceres de mama, pulmão e próstata são os que mais causam metástase”, alerta.